Entra na história pela primeira vez em Catabola e Camacupa são dois municipios ligados à rede eléctrica nacional ,o domingo 15 de Junho do ano de 2025, com a chegada da energia da barragem de laúca com grandes benefícios no sector da Educação a Iluminação noturna nas escolas e casas vão permitir que crianças estudem à noite, o que antes era impossível sem lanternas ou velas.
Tecnologia em sala de aula, já algumas escolas agora terão acesso a computadores, rádio escolar e até internet básica, melhorando a qualidade da aprendizagem.
Já na saúde haverá mais refrigeração de vacinas o hospital poderão armazenar vacinas e medicamentos sensíveis à temperatura.
Atendimentos noturnos farmácias conseguem funcionar com luz e equipamentos básicos à noite, como em casos de parto ou emergência será agora fácil .
No caso da higiene os sistemas de bombeamento de água com energia de laúca melhoram o acesso à água potável e as condições de saneamento nas comunidades.

Coisa que antes dependiam de poços manuais, agora terão água corrente graças a energia elétrica que bombeiam água de furos profundos.
Menos doenças com água tratada, haverá redução de casos de diarreia, cólera e malária, principalmente entre crianças.
Na agricultura a conservação de alimentos os pequenos agricultores agora vão conseguir conservar colheitas em refrigeradores.Novas atividades vão surgir como micro-negócios como moinhos elétricos, salões de corte, padarias e pontos de recarga de telemóveis afirmou Milde.
Em linhas geral as mulheres ganham mais tempo para atividades produtivas, pois deixam de percorrer grandes distâncias por água ou lenha.
A senhora Graças Cassinda, disse que antes usávamos candeeiros de petróleo. Agora meus filhos estudam à noite com luz limpa, vendemos água potável a preços baixos e criamos um fundo comunitário.
