O Gabinete Provincial da Cultura, Turismo e Juventude de Desportos, realizou nesta sexta-feira, (27/09), um workshop para celebrar o dia mundial do Turismo, sob lema “Turismo e Paz”.
A abertura deste workshop coube a vice-Governadora para Sector Político, social e económico, Cátia Cachuco, em representação do Governador Provincial Luís Nunes.
Cátia Cachuco, considerou está actividade como um exercício econômico que promove a cooperação internacional, com a compreensão intercultural, das quais questões convergentes como a conservação do planeta e manutenção da paz mundial são matérias cruciais a serem tratados nas cadmeias e pelos fazedores deste sector.
Cátia Cachuco, disse ainda que este dia é importante para Angola em particularmente a província de Benguela destacando as iniciativas que visam demonstrar a diversidade de oportunidades e condições aceitáveis para a prática da atividade turística.
Durante o workshop o Director Provincial da Cultura, Turismo Juventude e Desportos Pascoal Bento Luís, fez saber os objectivos desta celebração é promover o turismo responsável, sustentável e regenerativo, tendo em vista a adoção de políticas públicas e estratégias que prosseguem a qualidade de vida das populações e a conservação do planeta, promover a cooperação internacional e a compreensão intercultural, proporcionar uma reflexão.
A província de Benguela a nível de unidades, estabelecimentos e alojamento apresenta um número de 234 unidades entre Hotéis, Aparthotéis, Pensões, Hospedarias, Aldeamento turísticos e Lodges, com 3886 quartos e 8.000 camas.
Na restauração contem 74 similares de restauração, com 1.108 unidades entre snacks, bares, pizzaria, cervejarias, lanchonetes, botiquis, baternas e roulottes.
Neste exato momento o sector do turismo em Benguela possui 6.500 trabalhadores, número este que indica, o sector como maior empregador da província.
Durante o 2 semestre de 2024, o sector do turismo registo um fluxo de 12. 438 turistas vindo de várias latitudes do mundo.
