Início Sociedade ASSINADA ADENDA AO CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE ENERGIA E DAS PEÇAS TÉCNICAS COMPLEMENTARES ENTRE A RNT E O PROJECTO QUILEMBA

ASSINADA ADENDA AO CONTRATO DE AQUISIÇÃO DE ENERGIA E DAS PEÇAS TÉCNICAS COMPLEMENTARES ENTRE A RNT E O PROJECTO QUILEMBA

por Redação

O projecto Quilemba é um consórcio privado composto pelas empresas TotalEnergies, Sonangol e a Greentech.

Realizou-se esta quarta-feira, 8 de Janeiro de 2025, na sede do Ministério da Energia e Águas, a Cerimónia de Assinatura das peças técnicas complementares ao Contrato de Aquisição de Energia (CAE) do Projecto Quilemba Solar, que permitirá ao consórcio iniciar a construção do projecto, que vai proporcionar, a nível da região Sul, maior disponibilidade de energia elétrica e gerar mais empregos para os cidadãos.

Segundo o PCA da Sonangol, Sebastião Pai Querido, a cerimônia marcou mais uma etapa no desenvolvimento do projecto e destacou a sua importância para a região Sul do país, pois vai produzir mais energia de fontes limpas.


Sebastião Pai Querido garantiu que o empreiteiro que vai executar as obras já está identificado, sem referir valores financeiros. “Nas próximas horas os nossos colegas vão fornecer mais detalhes sobre o projecto”, disse.

De recordar que em Setembro de 2022, foi realizada a assinatura do Contrato de Concessão para o desenvolvimento do projecto em Quilemba, próximo da cidade do Lubango, na província da Huíla.
Este projecto será desenvolvido em duas fases, a primeira de 35 Mega Watts e a segunda de 45 Mega Watts.

Desta forma, este projecto reforça a concretização do compromisso assumido pelo Governo de Angola, recentemente, garantindo uma penetração de 72% de energias renováveis na matriz energética nacional, visando tornar a energia angolana cada vez mais limpa, barata e acessível para a maioria da população. 

De salientar que este parque solar irá fornecer energia competitiva à rede nacional, permitindo, em comparação com as centrais térmicas existentes, uma poupança de combustível de mais de 20 milhões de dólares por ano.


Além da água, outra fonte energética que abunda em Angola é o sol, pelo que deve ser bem aproveitado! (J24 Horas)

Poderá também achar interessante