O empresário angolano António Duarte José Gomes, foi condecorado nesta segunda-feira (29), pelo Presidente da República, João Lourenço, na 6.ª Cerimónia de Condecoração no âmbito dos 50 anos da Independência Nacional, coma medalha da Classe Paz e Desenvolvimento.
António Duarte José Gomes, PCA do grupo Tegma-Su Lda, pelo seu empenho e dedicação, ao longo de décadas, em prol do desenvolvimento do país e na diversificação da economia nacional, cuja responsabilidade social do seu grupo empresarial prioriza a criação de emprego, inclusão produtiva, apoio ao agricultor angolano, actuando como motor de desenvolvimento regional, criando um ambiente organizacional inovador, sustentável e comprometido, com resultados de longo prazo, é merecedor da referida distinção.
Há mais de 15 anos que tem apostado no sector da agricultura, indústria, comércio, prestação de serviços, divisão de segurança e na captação de financiamentos externos, António Duarte José Gomes, pela sua brilhante trajectória, recebeu uma Menção Honrosa e será igualmente condecorado, na categoria Personalidade, pela província de Malanje, em gala a realizar-se a 9 de Novembro próximo.
Recorde-se que no quadro das celebrações do 50º Aniversário da Independência Nacional, e em estrito cumprimento do estatuído na Lei n.º 2/25, de 18 de Março de 2025, sobre a instituição da Medalha Comemorativa alusiva à efeméride, Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola, dá continuidade ao processo de distinção de personalidades, ou de grupos de indivíduos, cujas acções, ao longo do percurso histórico nacional, representaram um legado perene de dedicação e serviço à Pátria.
Para efeitos organizativos, as condecorações são atribuídas em diferentes etapas, através de várias cerimónias a realizar-se ao longo do período comemorativo.
A presente Cerimónia tem a duração de dois dias, 29 e 30 de Setembro, e, à semelhança das anteriores, serão concedidas distinções na Classe Independência e na Classe Paz e Desenvolvimento.
António Duarte José Gomes, presidente do Conselho de Administração/fundador do Grupo Tegma-Su Lda, cuja carreira tem sido pautada pela visão estratégica e pelo compromisso com a excelência, liderando projectos de modernização que ampliaram a eficiência operacional e fortaleceram a posição da Tegma em Angola, actuando com determinação para aproximar empresas e mercados, impulsionando o desenvolvimento de cadeias produtivas fundamentais, como a agroindústria e o comércio nacional, construiu uma trajectória notável no ramo empresarial, especialmente nos sectores da Agricultura e Agroindústria, Indústria de Alimentos, Imobiliária, Montagem de Linhas de Financiamento, Construção Civil, Consultoria, Fiscalização, Fornecimento de Equipamentos e Máquinas Industriais, Turismo e Segurança Privada.
Mais de 200 trabalhadores angolanos têm emprego garantido no Grupo liderado por António Duarte que, além da criação de empregos directos e indirectos, fomenta o negócio junto de produtores e fornecedores locais.
Por tudo que tem feito e muito mais tem para fazer na senda do programa de diversificação da economia, defendida pelo Executivo angolano, o empresário António Duarte José Gomes é merecedor, com honra, da condecoração que recebeu no âmbito dos 50 anos de Independência Nacional! (J24 Horas)