A Unidade de Implementação do Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde (PFRHS-UIP/MINSA) acolheu hoje os profissionais de saúde seleccionados para participar no projecto de formação de 20% da taxa destinada à formação no estrangeiro dos 38.000 profissionais do sector, financiado pelo Banco Mundial até 2028. O evento, realizado no Dia da Cobertura Universal de Saúde, coincidiu com o 2º Simpósio Internacional de Cuidados Intensivos, organizado pela Sociedade Angolana de Cuidados Intensivos em parceria com a UIP, destacando a atenção especial dada à formação nesta área estratégica para o país.
Durante a cerimónia, foram apresentados os bolseiros que irão aprofundar conhecimentos em diversas áreas. Elsa da Graça Daniel Júlio seguirá para Itália para formação em Ciências de Enfermagem e Obstetrícia, enquanto Felícia Lurdes Luvinga Ngumba especializar-se-á em Cuidados Intensivos (Neonatal Brasil ). Josefa Rijane Adelino Afonso Alberto fará Cuidados Intensivos, em Portugal /Porto, durante dois anos, mantendo funções no Hospital Central do Lubango, Dr. Agostinho Neto .

Na área de Cuidados Intensivos, Fernando , seguirá para a Associação Educativa Evangélica, no Brasil, para Cuidados Intensivos Neonatais, atuando no Hospital Pediátrico Pioneiro. Júlio Paulo Tumbika irá para o Centro Hospitalar Universitário de Santo António, em Portugal, por seis meses, com funções de médico no Hospital Central do Lubango, enquanto Leonel Pascoal Muzumbi seguirá para a mesma instituição, também por seis meses, para formação em Nefrologia, actuando no mesmo hospital.
Em Cirurgia Plástica, Mbueno Nzila irá para o Centro Hospitalar Universitário de São João, em Portugal, por 18 meses, actuando no Hospital Central de Cabinda. Vanessa de Fátima dos Santos Banga seguirá para a Universidade Nova de Lisboa, para doutoramento em Doenças Tropicais e Saúde Global, colaborando com o Instituto de Combate e Controlo das Tripanossomíases.
Outro bolseiro seguirá para a Universidade Lusófona, em Portugal, para mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças, ao serviço do Instituto Nacional de Luta Antidroga. Por fim, Rosa Vemba Zua Júnior irá para a PUC-Rio, no Brasil, para pós-graduação em Neuroanestesia, actuando no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento.
O coordenador da UIP, Prof. Doutor Job Monteiro, sublinhou a importância da formação qualificada para a melhoria contínua dos serviços de saúde e destacou que os bolseiros representam um grupo de mérito, seleccionado pela capacidade de contribuir para o desenvolvimento do sector, num momento em que Angola celebra 50 anos do Sistema Nacional de Saúde.
Durante a sessão, os formandos receberam orientações sobre o Código de Conduta, responsabilidades académicas e obrigações administrativas, incluindo envio regular de relatórios, procedimentos de segurança, apoio social, mecanismos de reclamação e gestão financeira das bolsas. Entre os especialistas presentes estiveram Dr. Adão Chimuanji, sobre formação, direitos e deveres; Dr. David Sebastião, sobre violência baseada no género; Dra. Lúcia Chicapa, sobre código de conduta; e Dra. Isabel Gria, sobre questões ambientais.
A cerimónia contou ainda com a presença de membros especialistas, consultores e assistentes da equipa técnica da UIP, incluindo Dra. Idalina Manuel, Dra. Neusa Cumbe, Dr. Joaquim Agostinho, Dr. Pierreclavier Habimana, Dr. Osvaldo Silva, Especialista Nvela Antônio, Dr. Gelson Coelho, Dra. Irina Fortes, Dra.Karen dos Santos e Maria Rosa.
O Prof. Monteiro incentivou os bolseiros a manter disciplina financeira, responsabilidade pessoal e espírito patriótico durante todo o período de formação, reafirmando o compromisso da UIP/PFRHS em garantir condições para que todos adquiram conhecimentos que serão posteriormente aplicados ao serviço do país.

