Início Sociedade ABASTECIMENTO DE ÁGUA GANHA NOVA DINÂMICA NO LESTE DE ANGOLA

ABASTECIMENTO DE ÁGUA GANHA NOVA DINÂMICA NO LESTE DE ANGOLA

por Editor

A região leste do país, nomeadamente as províncias de Malanje, Moxico, Moxico Leste, Lunda Norte e Lunda Sul, tem um projecto de construção de sistemas de abastecimento de água, em curso, que prevê levar água potável e segura para mais de 1 milhão de habitantes, revolucionando o quadro actual em relação ao subsector das águas.

É um projecto ambicioso do Executivo angolano, que está a ser levado a cabo pelo Ministério da Energia e Águas, sendo que o maior objetivo é o de reverter o cenário actual de acesso ao “precioso líquido” por parte dos habitantes das referidas províncias.

Em termos numéricos, na província de Malanje, mais de 83 mil habitantes irão ser abastecidos com água potável. No Moxico, serão perto de 390 mil habitantes. No caso do Moxico Leste, 265 mil habitantes. Na Lunda Norte, 240 mil habitantes e na Lunda Sul, 36 mil.

Em termos técnicos, em Malanje o projecto terá capacidade de tratar 345 metros cúbicos de água por hora, armazenando 2.570 metros cúbicos de água, com uma rede de distribuição de 69 quilómetros e 2.811 ligações domiciliárias.

No Moxico, a capacidade de tratamento de água é de 2.077 metros cúbicos de água por hora, podendo armazenar 19.960 metros cúbicos de água, com uma rede de mais de 540 quilómetros de extensão e 37.022 ligações domiciliárias.

No Moxico Leste, a capacidade de tratamento prevê 1.240 metros cúbicos de água por hora, armazenando 13.520 metros cúbicos de água, com uma rede de mais de 235 quilómetros de extensão, ligando 17.179 casas com ligações domiciliárias.

Na Lunda Norte, o projecto vai erguer uma capacidade de tratamento de 1.055 metros cúbicos de água por hora, com uma capacidade de armazenamento de água de 12.315 metros cúbicos, com uma rede de 208 quilómetros de extensão e 12.660 ligações domiciliárias.

Por último, na Lunda Sul, a capacidade de tratamento prevê 168 metros cúbicos de água por hora, armazenando 1.090 metros cúbica de água, com uma rede de 50 quilómetros e 1.115 ligações domiciliárias.

Em termos absolutos, no total das províncias acima enumeradas, o número de habitantes a receber água potável ultrapassa a cifra de 1 milhão de pessoas, tratando perto de 5.000 metros cúbicos de água por hora, armazenando cerca de 50 mil metros cúbicos de água, com uma rede de cerca de 1.103 quilómetros de extensão e mais de 70 mil ligações domiciliárias.

As 49 localidades abrangidas são: Caxinga, Catala, Mufuma, Xandele, Lumbala Nguimbo, Lumeje-Cameia, Luacano, Lucusse, Tcitazo, Cassai Sul, Cazage, Chiluange, Murieje, Xassengue, Camanongue, Canzar, Cambulo, Cassanguidi, Fucauma, Cazombo, Dumba Cambango, Micanda, Quimbango, Sautar, Nana Candundo, Luvuei, Cangumbe, Lutembo, Ninda, Lago Dilolo, Lumbala Caquengue, Mussuma, Luena, Alto Chicapa, Cucumbi, Luma Cassai, Mona Quimbundo, Sombo, Luremo, Caungula, Camaxilo, Capenda Camulemba, Xinge, Camissombo, Capaia, Lóvua, Luxilo, Cachimbo e Luia.

O Cazombo já recebe trabalhos no âmbito da empreitada geral, sendo entregue aos seus habitantes no ano de 2027. As restantes localidades vão, paulatinamente, iniciar obra muito breve, sendo entregues, de forma faseada, à população.

Desta forma, o Governo de Angola pretende alterar o paradigma em relação ao abastecimento de água na região leste, elevando a qualidade de vida aos seus habitantes, conferindo aos mesmos maior dignidade, indo ao encontro das suas maiores necessidades e anseios.

Em termos económicos e sociais, as infraestruturas agregam desenvolvimento, levando consigo investimentos para a região, dinamizando a economia em cadeia, provendo mais oportunidades de emprego, maior número de negócios, para além de permitir que outros sectores consigam igualmente conhecer novas dinâmicas.

Este projecto enquadra-se na estratégia e prioridade do Executivo que, em última análise, pretende ir ao encontro do maior objetivo do Governo que é o de melhorar, de forma sustentável, a qualidade de vida dos angolanos.

Poderá também achar interessante