Início Política PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO CONVIDA EMPRESARIADO EGÍPCIO A INVESTIR EM ANGOLA DESTACANDO A CONSTRUÇÃO DE INFRASTRUTURAS, INCLUINDO ESCOLAS, HOSPITAIS, HABITAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA E ENERGIA COMO PRIORIDADES

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO CONVIDA EMPRESARIADO EGÍPCIO A INVESTIR EM ANGOLA DESTACANDO A CONSTRUÇÃO DE INFRASTRUTURAS, INCLUINDO ESCOLAS, HOSPITAIS, HABITAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA E ENERGIA COMO PRIORIDADES

por Editor

As relações entre Angola e Egipto já existem há cerca de quatro décadas e, nesta quarta-feira, 30 de abril de 2025, as mesmas ganharam um novo impulso, com a afirmação de uma cooperação mais alargada em vários sectores, visando o desenvolvimento das duas economias.

No prosseguimento da sua visita de três dias à República Árabe do Egipto, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, participaou, na cidade do Cairo, numa mesa redonda de negócios Egipto-Angola, com o objectivo de atrair investimentos privados egípcios para o país.


Com a presença de cerca de 20 empresários das maiores empresas egípcias, o encontro focou-se em sectores estratégicos como a Agricultura, Construção, Telecomunicações, Aviação, Turismo, Indústria e Energia, com vista a fortalecer as relações económicas e comerciais entre os dois países.


Fizeram parte da comitiva angolana membros do Executivo, incluindo os ministros da Saúde, Sílvia Lutucuta, da Energia e Águas, João Baptista Borges, das Relações Exteriores, Téte António, e do Turismo, Márcio Daniel, que também participaram nas discussões bilaterais com os empresários egípcios.


O Presidente João Lourenço apontou a construção de auto-estradas, aeroportos, portos, caminhos-de-ferro, e redes de transportação de energia, com para as energias renováveis, entre outras, como as principais prioridades de Angola em termos de investimentos públicos que necessitam de parcerias internacionais.


O Chefe de Estado sublinhou ainda a necessidade da construção de escolas, hospitais e sistemas de distribuição de água, convidando os empresários locais a investirem em Angola, informando que o sector imobiliário também tem muito por se fazer, sobretudo na construção de habitações, tanto para pessoas de capacidade média como de segmentos de luxo, assim como a construção de edifícios de escritórios que têm muita procura.


O estadista angolano realçou que Angola e o Egipto devem implementar a cooperação em todos os domínios e colocar o nível das relações ao mais alto possível. “Queremos ver Angola desenvolvida e, para que isso aconteça, os empresários egípcios estão convidados a ser parte deste grande desafio de transformação do país e fazer com que Angola possa também ter este ritmo de crescimento alcançado pelo Egipto nos últimos anos”, referiu João Lourenço, acrescentando que “o território angolano é grande e o convite é oara se investir ali onde se achar oportuno”.


Recorde-se que, na terça-feira (29), Angola e o Egipto assinaram dois acordos de cooperação nos domínios das Obras Públicas e das Comunicações, Tecnologias de Informação e Serviços Postais.


Os instrumentos foram assinados pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e um representante do Governo egípcio.


Está em preparação uma reunião da Comissão Mista, a realizar-se em Luanda, para fomentar o investimento e aprofundar as relações bilaterais. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante