Início Política Presidente João Lourenço condecorado com Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Presidente João Lourenço condecorado com Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

por Redação

O Presidente João Lourenço foi condecorado, esta sexta-feira, 25 de Agosto, pelo seu homólogo, Lula da Silva, com o Grande Colar da Ordem Nacional Cruzeiro do Sul, a mais alta distinção do Brasil atribuída a personalidades estrangeiras.

Em gestos recíprocos, Angola fez o mesmo, atribuindo a Medalha António Agostinho Neto ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

PALAVRAS DE AGRADECIMENTO DO PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO DEPOIS DE CONDECORADO

Sua Excelência Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil,

Excelências,

Senhor Presidente

Creia-me sensibilizado com o gesto que o Brasil, pela vossa mão e por si representado, acaba de realizar, ao condecorar-me com o Grande Colar da Ordem Nacional Cruzeiro do Sul, a mais alta distinção com a qual o vosso país homenageia personalidades que, com base na vossa avaliação, se destacam por obras e feitos por si realizados.

Recebo esta distinção com humildade e, ao mesmo tempo, com a sensação de grande regozijo, por sentir que eu sou apenas o canal pelo qual a República irmã do Brasil congratula o povo angolano pela sua dedicação e pelos sacrifícios que consentiu na luta que travou com coerência, firmeza e sem vacilações, pela liberdade dos povos, pela independência e pela soberania de outras nações.

Foi imenso o sacrifício que consentimos, mas resta-nos a satisfação de termos contribuído para a afirmação da África do Sul e da Namíbia no concerto das nações, como povos livres e mestres dos seus destinos.

Este reconhecimento com o qual Vossa Excelência nos honra, decorre também da Vossa sensibilidade e da Vossa capacidade para entender os anseios dos africanos à liberdade, que são, no fundo, os mesmos pelos quais pugnavam os africanos escravizados no passado, em várias terras deste mundo.

Este prémio ganha uma dimensão especial por estar a ser atribuído por Vossa Excelência, que confere um valor emocional difícil de expressar, pela sua trajectória de lutador incansável pelas causas da justiça social, pela dignidade dos mais vulneráveis e pela inclusão política, económica, cultural e social de todos os brasileiros e brasileiras, sem distinção.

Permita-me que, em nome do Executivo angolano, no meu próprio, lhe agradeça a outorga desta medalha neste momento que ficará solenemente registado nos anais da História contemporânea do povo angolano.

Muito Obrigado!

Poderá também achar interessante