A cidade do Soyo, na província do Zaire, ganhou nesta quinta-feira, 27 de Novembro, uma fábrica de tratamento e processamento de gás de cozinha.
O Presidente João Lourenço inaugurou esta quinta-feira, 27 de Novembro, no Soyo (Zaire), a nova Central de Tratamento de Gás, uma infra-estrutura vista como fundamental para aumentar a oferta de gás de cozinha no país e fortalecer o sector energético nacional.
O projecto, cujas valências foram também destacadas pelo governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho, tem uma capacidade de produção de quatrocentos milhões de pés cúbicos de gás não associado.
Adriano Mendes Carvalho realçou ainda o seu impacto na economia angolana, considerando “um grande ganho” para a província e para Angola, sobretudo no ano em que o país celebra os 50 anos de Independência.
A central irá gerar mais de 400 empregos directos após a conclusão, tendo chegado a mobilizar cerca de 2.600 trabalhadores durante a fase de construção.
A construção da infraestrutura arrancou em Outubro de 2023, no âmbito do Novo Consórcio de Gás, composto pela TotalEnergies, Azule Energy, Chevron e Sonangol, sob coordenação da ANPG.
O projecto inclui a criação de um túnel entre a costa e o mar para instalação do gasoduto, além de outras estruturas destinadas a ampliar a capacidade de produção e transporte do gás.
Segundo a Presidência da República, a central vai elevar a capacidade de produção e processamento de gás natural e derivados, garantindo um fornecimento mais estável ao mercado interno e à unidade Angola LNG.
A expectativa é que a maior disponibilidade de gás doméstico contribua para reduzir pressões no mercado e assegurar mais estabilidade do produto para as famílias.
A deslocação do Chefe de Estado foi breve, regressando à Luanda no próprio dia. (J24 Horas)

