Início Política PRESIDENTE DA REPÚBLICA AVALIOU AS NECESSIDADES E PRIORIDADES DO CUANDO E GARANTIU MELHORIAS BREVES PARA A POPULAÇÃO

PRESIDENTE DA REPÚBLICA AVALIOU AS NECESSIDADES E PRIORIDADES DO CUANDO E GARANTIU MELHORIAS BREVES PARA A POPULAÇÃO

por Editor

Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, realizou uma visita oficial à vila de Mavinga, sede da recém-criada província do Cuando, dando continuidade ao périplo iniciado na província do Moxico Leste.

O Chefe de Estado prossegue a sua agenda de trabalho com o objectivo de constatar, no terreno, as necessidades e prioridades para o desenvolvimento da região.

Acompanhado de uma delegação integrada por vários ministros e altos responsáveis da Administração Central, o Chefe de Estado angolano deslocou-se ao Cuando com o objectivo de avaliar, no terreno, as necessidades estruturais da nova unidade territorial, tendo em vista a sua organização e o arranque pleno das actividades governativas.

Durante a visita, o Presidente João Lourenço manteve um contacto directo com a área onde será erguida a futura cidade de Mavinga.

No local está prevista a construção de todas as infra-estruturas essenciais, desde o Palácio do Governo até aos equipamentos sociais e administrativos que caracterizam uma sede provincial funcional.

O programa incluiu ainda uma reunião com o governo da província do Cuando e auscultação a figuras da sociedade local, como ponto de partida para um processo participativo e ajustado às reais necessidades da população.

Segundo o governador provincial, Lúcio do Amaral, a nova província do Cuando carece de tudo, havendo localidades que não têm hospitais, escolas, estradas, nem sinal de rádio e televisão, assim como de telefonia móvel e internet.

Outra grande preocupação do governo local tem a ver com a falta de energia eléctrica da rede nacional em toda extensão da província. As localidades consomem energia eléctrica de geradores, acarretando enormes gastos aos cofres do Estado, na aquisição de combustível e despesas de manutenção das máquinas.

A melhoria das vias de comunicação, com a construção de novas estradas, de escolas e hospitais, entre muitas outras infra-estruturas, são as prioridades descritavs pelo Chefe de Estado.
No encontro com a população local, João Lourenço realçou a potencialidade turística daquela região e apelou para que se cuide bem da fauna. “Não matem os animais, sobretudo os elefantes”, apelou o Presidente.

Em relação ao abastecimento de energia eléctrica e água potável para a província do Cuando, o Governo angolano, através do Ministério da Energia e Águas (MINEA), tem planos para aumentar a taxa de acesso à eletricidade e melhorar o abastecimento de água potável. 


Especificamente, o Governo pretende aumentar a taxa de acesso à eletricidade para 50% até 2027. 

Além disso, a província do Cuando possui recursos hídricos que podem ser utilizados para a produção de energia hidro-eléctrica, o que pode contribuir para o abastecimento energético. 

Para o abastecimento de água potável, o governo tem investido na construção e melhoria de Estações de Tratamento de Água (ETAs) e na expansão da rede de distribuição de água, visando garantir o acesso à água potável para a população. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante