Início Política PGR proíbe saída do país de 24 militares da Casa de Segurança afctos ao “caso Lussaty”

PGR proíbe saída do país de 24 militares da Casa de Segurança afctos ao “caso Lussaty”

por Redação

Segundo o Presidente da República, o “caso Lussaty” corre os seus trâmites legais, “o caso não foi ‘congelado’” e “vai vir a público muito em breve e depois, seja o que Deus quiser”

Vinte e quatro militares afectos à Casa de Segurança do Presidente da República de Angola, incluindo o major Pedro Lussati, estão impedidos de sair do país por determinação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Entre os 24 nomes, que constam da interdição de saída enviada a todos os órgãos provinciais do Serviço de Migração e Fronteiras (SME), inclui também um tenente – general das Forças Armadas, Luís Simão Ernesto, todos constituídos arguidos no âmbito do processo-crime 39/2021, conhecido como “Operação Caranguejo”.

A PGR anunciou no dia 24 de Maio que foi aberto um processo que envolve oficiais das Forças Armadas Angolanas afectos à Casa de Segurança do Presidente da República, por suspeita do cometimento dos crimes de peculato, retenção de moeda, associação criminosa e outros.

A nota da PGR frisava que no âmbito do referido processo foram apreendidos valores monetários “em dinheiro sonante, guardados em caixas e malas, na ordem de milhões, em dólares norte-americanos, em euros e em kwanzas, bem como residências e viaturas”.

O chefe das finanças da banda musical da Presidência da República, major Pedro Lussati, terá sido detido em posse de duas malas com dez milhões de dólares e quatro milhões de euros, supostamente a tentar sair do país. 

Na sequência da investigação, o Presidente da Republica exonerou sete oficiais da sua Casa de Segurança e demitiu o responsável máximo e ministro de Estado, Pedro Sebastião.

Na conferência de imprensa concedida quinta-feira (09) a 12 órgãos de comunicação social públicos e privados angolanos, o Presidente João Lourenço fez referência ao “caso Lussaty” e garantiu que o mesmo não foi “congelado” e haverá novidades em breve! (Com agências)

Poderá também achar interessante