No contexto eleitoral, também cabe à PN a defesa da legalidade democrática, no respeito pelo regular exercício dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos
O ministro da Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, felicitou, segunda-feira (28), a Polícia Nacional (PN), pelo 46º aniversário da corporação, assinalado no mesmo dia.
Em mensagem a propósito da data, João Ernesto dos Santos refere que a comemoração acontece num ano em que o país prepara a realização de eleições gerais.
Na mensagem, o ministro da Defesa expressa que, no quadro das suas atribuições, a PN é chamada para a manutenção da ordem e tranquilidade pública.
O ministro João Ernesto dos Santos adianta, na nota, que no contexto eleitoral, também cabe à PN a defesa da legalidade democrática, no respeito pelo regular exercício dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos.
O 28 Fevereiro de 1976 foi adoptado como data comemorativa da Polícia Nacional, após uma cerimónia de juramento de bandeira de 383 polícias, sendo 102 do sexo feminino, na Escola Nacional de Polícia de Ordem Pública, Capolo I.
A Polícia Nacional tem origem na antiga Polícia de Segurança Pública (PSP) da antiga administração colonial portuguesa, que, com a independência de Angola, em 1975, foi reformulada, dando origem ao Corpo de Polícia Popular de Angola (CPPA) e ao Corpo de Polícia de Angola (CPA). (In Angop)