O governante namibiano recomendou o reforço das acções operativas de controlo dos crimes transfronteiriços, de modo que o pleito eleitoral de Agosto próximo em Angola decorra num ambiente pacifico e de segurança
O ministro namibiano dos Assuntos Internos, Protecção e Segurança, Albert Kawana, reafirmou o comprometimento do seu país, em trabalhar no combate cerrado ao tráfico e contrabando de armas ilegais para Angola.
O governante teceu estas declarações na quarta-feira (04), na localidade namibiana de Oshikango, no final de um encontro de trabalho entre delegações ministeriais de Angola e da Namíbia, destinado a analisar a segurança na fronteira comum, no quadro da Comissão Mista de Defesa e Segurança.
O ministro defendeu a necessidade de se implementar, cada vez mais, operações conjuntas, para enfraquecer a capacidade de transporte e exportação, por parte de organizações criminosas, de material ilícito.
Em função das eleições gerais em Angola, previstas para o presente ano, o governante recomendou o reforço das acções operativas de controlo dos crimes transfronteiriços, de modo que o pleito decorra num ambiente pacifico e de segurança.
“A segurança interna dos dois países é fundamental e, por isso, iremos tomar todas as medidas necessárias, com base na força conjunta especial, para neutralizar toda e qualquer acção criminosa que perigue ou desestabilize o clima de paz em Angola”, asseverou.
Enalteceu a cooperação existente entre as forças de defesa e segurança e o espírito de boa vizinhança entre os dois Estados.
As conversações bilaterais centraram-se na cooperação no combate ao terrorismo, contrabando de armas de fogo e de combustíveis, assim como no intercâmbio de informações relacionadas a investigação criminal, migração, penitenciária, protecção civil, entre outros.
(In Angop)