Início Política MINISTRO DA ENERGIA E ÁGUAS RADIOGRAFA EMPREENDIMENTOS DO SECTOR NA PROVÍNCIA DE CABINDA

MINISTRO DA ENERGIA E ÁGUAS RADIOGRAFA EMPREENDIMENTOS DO SECTOR NA PROVÍNCIA DE CABINDA

por Redação

O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, trabalha na província de Cabinda, desde o início desta manhã, 26 de Maio, para constatar o grau de execução e funcionalidade dos empreendimentos do sector e os projectos em curso.
O titular do pelouro esteve ladeado pela governadora provincial, Mara Regina Domingos Quiosa, pelo Secretário de Estado para as Águas, Manuel Quintino, pelo vice-governador para Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Agostinho da Silva, PCA’s e administradores Executivos da PRODEL, ENDE, directora Nacional das Águas, quadros do seu Gabinete e das Empresas Públicas do Sector.
Em Cabinda, conforme a agenda de trabalho, o ministro João Baptista Borges e membros da delegação começou por visitar a Central Térmica do Malembo, onde recebeu informações, detalhadas, sobre o estado de funcionamento do empreendimento.

  • A central que possuiu uma potência instalada de 145 MW, constituída por cinco (5) turbinas, sendo duas de 35MW e três de 25MW. A central eliminará o défice que se registava no fornecimento de energia eléctrica e melhorar a qualidade do serviço de distribuição de energia a província mais ao Norte do país.
    No seguimento da jornada de trabalho, a delegação, liderada pelo ministro João Baptista Borges, constatou o nível de execução da Central Diesel do Chibodo.
  • É constituída por dezoito (18) grupos de geradores instalados, com uma potência de 30,6MW e conta apenas com oito (8) grupos geradores disponíveis.
    No local, a delegação foi informada das acções que decorrem na Central, sendo que o ministro João Baptista Borges orientou, com carácter de urgência, a recuperação das máquinas indisponíveis e higienização das centrais.
    Seguiu-se a constatação do estado actual do projecto de 2.100 residências, da Centralidade de Talisumbi, no município de Cabinda.
    Na ocasião, foram deixadas recomendações ao Conselho de Administração da ENDE e DNA para, em articulação com o empreiteiro da obra, apoiarem na instalação de infra-estrutura, nomeadamente a implantação de uma linha de 30 KV de energia e a rede de distribuição de água para a centralidade.
    No cumprimento da agenda, o ministro e a comitiva procedeu uma visita exaustiva à Empresa de Águas e Saneamento de Cabinda.
  • A Estação de Tratamento de Água do Tchizo é composto por 4 reservatórios de 5.500 cúbicos cada, perfazendo uma capacidade nominal de 22.000 metros cúbicos, um sistema que atende os bairros do município de Cabinda.
    No local, o governante recebeu explicações sobre o estado do abastecimento de água nos municípios de Cabinda, Cacongo, Buco Zau e Belize.
    João Baptista Borges orientou à continuidade da extensão de rede de distribuição de água, com contadores em zonas de intervenção, e trabalho conjunto para reposição da conduta de Ferro Fundido Dúctil (FFD)800 milímetros do CD do Tchizo.
    A melhoria dos indicadores de cobrança e a manutenção dos equipamentos foram outras das recomendações expressas pelo ministro.
    A avaliação do grau de funcionamento da Central Diesel da Santa Catarina foi outra parte da visita.
  • Um central, constituída por 6 grupos geradores instalados, com uma potência de 10,2 MW, dos quais 5 grupos encontram-se disponíveis e 1 grupo (indisponível) em manutenção, conforme recomendações técnicas do fabricante. Tendo recomendado de igual modo a recuperação dos grupos disponíveis e manter as centrais higienizadas.
    Por fim, prosseguiu a visita às obras, em execução, da nova Central fotovoltaica para Cabinda com uma capacidade de 90-MWp e 25-MWh em bateria.
    Os trabalhos preliminares, para o arranque da obra, já iniciaram, facto que deixou o governante bastante regozijado
    Sendo isso que impunha expor, no âmbito do interesse público e partilha de informação, agradecemos a atenção dispensada.
    Estima e consideração

Poderá também achar interessante