O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se à Luanda para a cerimónia de investidura do Presidente reeleito, João Lourenço, marcada para quinta-feira, 15 de Setembro. Também Sissoco Embaló, da Guiné Bissau confirmou presença
“A convite das autoridades angolanas, o Presidente da República desloca-se esta semana a Luanda, para assistir, no dia 15 de Setembro, à cerimónia de tomada de posse do Presidente reeleito da República de Angola, João Lourenço”, lê-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República Portuguesa na Internet.
Na última sexta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa felicitou João Lourenço pela reeleição como Presidente de Angola, numa mensagem em que referiu estar “terminado o processo eleitoral”.
Na mensagem, o Chefe de Estado português formulou “um voto de que a vida política angolana se continue a desenvolver em clima de liberdade, de pluralismo e de tolerância”.
Na mesma esteira, a Presidência da Guiné-Bissau informou que o Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, vai estar presente em Angola para a cerimónia de investidura do Presidente reeleito, João Lourenço, marcada para quinta-feira, 15 de Setembro.
Umaro Sissoco Embaló, que também é presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), além da deslocação a Luanda, fará uma paragem primeiro no Quénia, onde também vai participar do empossamento do igualmente, recém-eleito, William Ruto.
O homólogo Guineense já havia felicitado o Presidente João Lourenço com calorosas felicitações em seu nome e do Povo Guineense pela reeleição do Estadista angolano após a vitória das eleições de 24 de Agosto. (Com agências)