Início Política Luísa Damião distinguida como mulher de mérito

Luísa Damião distinguida como mulher de mérito

por Redação

A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, recebeu sexta-feira (01), na Tenda do Centro de Conferências de Belas, em Luanda, a distinção de “Mulher de Mérito”, por ser a primeira mulher na história dos partidos políticos de Angola a ocupar a posição na liderança partidária

Victor Kavinda

No acto de homenagem, a dirigente recebeu a distinta menção honrosa das mãos da ministra de Estado para os Assuntos Sociais, Carolina Cerqueira, em representação do Presidente da República, um galardão que torna patente o seu excelente desempenho e compromisso, evidenciado nas acções partidárias e na sociedade e que tem elevado o nome das mulheres nos grandes patamares das lides angolana.

O acto de homenagem é um projecto de iniciativa do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU), e insere nos seus objectivos o estímulo, a resiliência e proatividade nos vários extratos sociais, incluindo mulheres de partidos políticos com assento parlamentar.

Outras mulheres nas distintas categorias entre as quais da cultura, arte, investigação científica, empresariado, agricultura, medicina, desporto, também foram galardoadas durante a cerimónia de distinção.

Uma das beneficiadas do galardão, cujo valor oscila entre um a cinco milhões de kwanzas, foi entregue a Violeta José Domingos, deficiente física, na categoria do sector agrícola, proveniente da província do Huambo, que recebeu o seu prémio das mãos da Primeira-Dama de Angola, Ana Dias Lourenço.

Pontualmente, outras quatro mulheres da mesma categoria receberam os seus prémios das mãos da vice-presidente do MPLA, Luísa Damião.

A entrega da menção honrosa decorreu durante a Gala de lançamento público do prémio nacional “Mulher de Mérito”, que foi prestigiado com a presença da primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.

A Gala da “Mulher de Mérito” homenageou várias mulheres angolanas a quem foram outorgados certificados de mérito, entre as quais a primeira mulher ministra em Angola, Albina Assis, Carolina Cerqueira, Guilhermina Prata, pioneiras nas diferentes funções para que foram chamadas a dirigir.

A entrega das honras e os bouquês de flores às homenageadas, tornaram memorável a cerimónia, que contou com a presença dos membros do Secretariado do Bureau Político, da governadora da Província de Luanda e máximas autoridades do governo na província e vários convidados.

Poderá também achar interessante