José Eduardo dos Santos, ex-líder do MPLA e antigo Presidente da República, foi designado para integrar o Conselho de Honra, novo órgão do partido
Como já foi avançado pelo Jornal 24 Horas online, o Bureau Político do MPLA, partido no poder em Angola, aprovou terça-feira (14) a proposta de composição do seu secretariado e do Conselho de Honra, do qual faz parte José Eduardo dos Santos, ex-líder do partido.
Assim sendo, o Bureau Político aprovou, com emendas, o regulamento do Conselho de Honra do MPLA, novo órgão do partido, dos quais se destaca José Eduardo dos Santos, ex-líder do MPLA e antigo Presidente da República, por 38 anos, do qual fazem também parte históricos da maior organização política do país, nomeadamente Roberto de Almeida, Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse” e Francisco Paiva “Nvunda”.
O Conselho de Honra do MPLA, com 28 elementos, integra ainda nomes como Amadeu Amorim, Santana André Pitra “Petroff”, José Diogo Ventura, Luzia Inglês Van-Dúnem “Inga”, Paulo Cassoma, Albina Assis, Hermínio Escórcio, António dos Santos França “Ndalu”, Lopo do Nascimento, Maria Eugénia Neto, entre outros.
De acordo com o comunicado final da reunião dirigida pelo presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), João Lourenço, fazem parte do secretariado do Bureau Político 17 membros.
O órgão tem como secretário para a Organização e Inserção na Sociedade, Jorge Dombolo, secretária para a Política Económica, Idalina Valente, secretária para a Política Social, Maricel Capama, secretário para a Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias, Mário Pinto de Andrade, e secretário para a Informação e Propaganda, Rui Falcão.
João de Almeida Martins “Jú” é o secretário para os Assuntos Políticos e Eleitorais, Manuel Augusto, o secretário para as Relações Exteriores, Ângela Bragança, secretária para a Política de Quadros, Pedro Neto, secretário para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
O secretariado é ainda composto por Carla de Sousa, secretária para a Administração e Finanças, Virgílio de Fontes Pereira, presidente do grupo parlamentar, Maria Antonieta Baptista, coordenadora da Comissão de Disciplina e Auditoria do Comité Central, Joana Tomás, secretária-geral da OMA [organização feminina do partido], e Crispiniano dos Santos, primeiro secretário nacional da JMPLA [organização juvenil do partido].
O comunicado sublinha que o Bureau Político reiterou o seu incondicional apoio ao executivo liderado por João Lourenço, realçando a perspectiva social do Orçamento Geral do Estado para 2022, “que elegeu o combate à pobreza, a promoção da inclusão social e o investimento no capital humano, sobretudo nos sectores da educação, saúde e protecção social, como pilares do desenvolvimento integral do país”.
Esta foi a primeira sessão ordinária do Bureau Político do MPLA eleito no VIII congresso ordinário do MPLA, realizado na semana passada, entre quinta-feira (09) e sábado (11), reelegendo como líder do partido, para um segundo mandato, João Lourenço. (In Observador)