O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, nesta quinta-feira, José de Lima Massano, até então governador do Banco Nacional de Angola, para o cargo de Ministro de Estado para a Coordenação Económica.
José de Lima Massano, que havia sido nomeado pelo Decreto Presidencial n.º 282/22, de 7 de Dezembro, na liderança do banco central angolano, substitui no cargo o renomado economista Manuel José Nunes Júnior.
O Ministro de Estado para a Coordenação Económica coordena a actividade dos Secretários do Presidente da República para os Assuntos Económicos e para os Assuntos do Sector Produtivo. A organização e o funcionamento do Gabinete do Ministro de Estado para a Coordenação Económica são fixas — dos por Decreto Presidencial.
No entanto, o Presidente da República não nomeou numa outra entidade para o cargo de governador do Banco de Angola. De acordo com fontes do Jornal 24 Horas, João Lourenço só nomeará o substitui de José de Lima Massano depois da sua tomada de posse, onde, certamente, este indicará alguns nomes para o cargo.
NOVO GOVERNADOR
A indicação do futuro governador do Banco Nacional de Angola está a mexer com o sector financeiro, com a cogitações de vários nomes.
Coutinho Miguel Nobre, ex-banco Sol, Óscar Rodrigues, do BPC Imobiliária, Fernando Hermes, presidente da Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola, António Assis, ex-banco Atlântico, e economista Yuri Quixina, são referenciados com perfil para o cargo.
António Paixão Júnior, ex-BPC, é também um dos nomes citados com hipóteses de assumir o banco central. Mas, garante uma fonte do Jornal 24 Horas, a escolha será de José de Massano e a decisão do Chefe de Estado, João Lourenço.