Início Política João Lourenço: “Angola e Portugal estão empenhados em construir e consolidar uma relação cada vez mais sólida”

João Lourenço: “Angola e Portugal estão empenhados em construir e consolidar uma relação cada vez mais sólida”

por Redação

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, destacou, esta segunda-feira, a importância dos 13 acordos assinados hoje, em Luanda, entre Angola e Portugal, considerando o acto como reflexo do bom nível das relações entre os dois países.

No quadro da visita de 48 horas que o Primeiro-Ministro de Portugal, António da Costa, efectua a Angola, os dois governos rubricaram hoje nos domínios das finanças, da saúde, formação de quadros, das pescas, do sector portuário e da construção.

Na conferência de imprensa conjunta, no final da assinatura dos instrumentos jurídicos, o Presidente angolano afirmou que o acto reflecte também a vontade dos governantes e povos dos dois países.

“O significado que as autoridades angolanas atribuem à visita do Chefe do Governo português demonstra que Angola e Portugal estão empenhados em construir e consolidar uma relação cada vez mais sólida”, expressou João Lourenço.

Reiterou que os dois países vão continuar a trabalhar, cada vez mais, para atingir um bom nível das relações de cooperação.

Mandato de Angola na CPLP

Sobre o balanço da presidência angolana na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Presidente da República afirmou que cabe aos países membros tirarem ilações sobre o que foi feito durante o mandato de Angola.

Angola assumiu a presidência rotativa da CPLP em Julho de 2021 e passará a liderança da organização à República de São Tomé e Príncipe.

Na Cimeira de São Tomé e Príncipe, prosseguiu, todos os Estados-Membros vão, em conjunto, avaliar o desempenho de Angola na presidência rotativa da organização.

O Primeiro-Ministro português chegou esta segunda-feira a Angola para uma visita de 48 horas, a convite do Governo angolano, no quadro do reforço das relações de cooperação bilateral.

Poderá também achar interessante