Nesta quinta-feira, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, assinou dois decretos que marcaram o fim do mandato da atual estrutura diretiva da SONANGOL e a nomeação de uma nova equipe para compor o Conselho de Administração da empresa estatal.
No primeiro decreto, o Presidente Lourenço anunciou o término do mandato das seguintes personalidades que faziam parte do Conselho de Administração da SONANGOL: Sebastião Pai Querido Gaspar Martins, Presidente do Conselho de Administração; Belarmino Emílio Chitangueleca, Baltazar Agostinho Gonçalves Miguel, Jorge Barros Vinhas, Olga Lukocheka da Silva Sabalo Miranda, Kátia Mariana Siliveli Epalanga Lutucuta, Osvaldo Inácio, André Lelo, Lopo Fortunato Ferreira do Nascimento, José Gime e Bernarda Gonçalves Martins, todos eles assumindo diferentes posições executivas e não executivas na estrutura anterior.
Em um segundo decreto, o Presidente da República nomeou os novos membros que irão compor o Conselho de Administração da SONANGOL. Dentre os nomeados, destacam-se alguns nomes que já faziam parte da estrutura anterior, como Sebastião Pai Querido Gaspar Martins, que continuará a ocupar o cargo de Presidente do Conselho de Administração, bem como Belarmino Emílio Chitangueleca, Baltazar Agostinho Gonçalves Miguel, Jorge Barros Vinhas, Olga Lukocheka da Silva Sabalo Miranda, Kátia Mariana Siliveli Epalanga Lutucuta e Osvaldo Inácio, que foram reconduzidos como Administradores Executivos.
Além dos membros já conhecidos, o novo Conselho de Administração da SONANGOL contará com a inclusão de Lopo Fortunato Ferreira do Nascimento e Bernarda Gonçalves Martins, que ocuparão cargos de Administradores Não Executivos. Também foram nomeados Augusto Teixeira de Matos e André de Jesus Moda como Administradores Não Executivos, completando assim a nova estrutura diretiva da empresa estatal.
As mudanças na administração da SONANGOL ocorrem em um momento crucial para a empresa, que busca aprimorar sua governança e eficiência operacional, além de impulsionar o desenvolvimento do setor petrolífero em Angola. O Presidente João Lourenço, por meio dessas nomeações, busca promover uma gestão competente e alinhada com os objetivos estratégicos da SONANGOL, visando o fortalecimento e o crescimento sustentável da empresa no cenário nacional e internacional.