O ano parlamentar 2024/2025 abriu esta terça-feira, 15 de Outubro, com o discurso sobre o estado da nação proferido pelo Presidente da República João Lourenço.
O Chefe de Estado angolano, na sua mensagem, apresentou o relatório geral do trabalho desenvolvido até ao momento actual, bem como os desafios políticos e económicos do próximo ano.
O Presidente da República, João Lourenço, garantiu, nesta terça-feira (15), em Luanda, que o sector da Energia e Águas vai melhorar e redobrar as suas capacidades até ao ano de 2027, considerando que estão a ser feitos importantes investimentos nesse sentido.
Na visão do Presidente da República, o desenvolvimento do nosso país passa pelo progresso do sector da energia cujos empreendimentos estão a ter impacto directo na vida dos angolanos.
O país tem uma capacidade instalada de 6.283 megawatts para responder a uma demanda que regista um consumo actual de 2.375 megawatts, havendo necessidade de de priorizar mais o investimento nas redes de transmissão e distribuição de energia, assim como nas ligações domiciliares.
A matriz eléctrica nacional comporta 59,79% de energia hidro-eléctrica, 35,74% de energia térmica, 3,81% de energia solar e 0,57% de energia híbrida, ou seja, 63,6% da energia produzida em Angola é energia limpa de fontes não poluentes.
Fazendo uma análise ao que está a ser feito pelo país, do domínio da energia e da água, o Chefe de Estado destacou os projectos que estão a ser implementados na província de Luanda, garantindo que as capacidades serão redobradas até 2027. (J24 Horas)