Início Política Esperança da Costa participa na 3.ª Conferência Internacional sobre a “Década Internacional Água para o Desenvolvimento Sustentável”

Esperança da Costa participa na 3.ª Conferência Internacional sobre a “Década Internacional Água para o Desenvolvimento Sustentável”

por Redação

A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, está em Dushanbe, capital do Tajiquistão, para participar na 3.ª Conferência Internacional de Alto Nível sobre a “Década Internacional Água para o Desenvolvimento Sustentável” 2018 – 2028.

Esperança da Costa, que participa de 10 a 13 de Junho corrente na 3.ª Conferência Internacional de Alto Nível sobre a “Década Internacional Água para o Desenvolvimento Sustentável” 2018 – 2028, chegou a Dushanbe na tarde de domingo (09), tendo recebido cumprimentos de boas vindas no Aeroporto Internacional do embaixador de Angola na Rússia, Augusto da Silva Cunha, e do secretário de Estado do Ambiente, Yuri de Sousa Santos.


Ainda no aeroporto, manteve um breve encontro de cortesia com o Vice-Primeiro-Ministro do Tajiquistão, Sulaimon Ziyoz Zoda.


Em representação do Presidente da República, João Lourenço, Esperança da Costa vai discursar na sessão plenária do evento, que reúne, entre outros, representantes de alto nível dos Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), na capital daquele país da Ásia Central.


A conferência vai desdobrar-se em três grandes momentos. O primeiro prevê a realização de fóruns temáticos por regiões, designadamente, “Fórum Africano sobre a Água”, “Fórum sobre os Glaciares” e “Fórum Centro-Asiático sobre a Água”, prevendo ainda um Fórum sobre Ciência e Tecnologia, bem como sobre o sector privado.


O segundo dia está reservado à abertura da sessão plenária, cujo “pano de fundo” passa pelo diálogo interactivo focado na implementação da década de acção hídrica e nos resultados da Conferência da ONU sobre Água de 2023.


Temas como “Água para a saúde: Acesso à Higiene, incluindo os Direitos Humanos à água potável e ao saneamento” e “Água para o desenvolvimento sustentável: valorizando a água, o nexo água-energia-alimentos e o desenvolvimento económico e urbano sustentável”, serão também aflorados neste segundo dia.


O terceiro dia está reservado para as questões da “Água para o clima, resiliência e meio ambiente: fonte para o mar, biodiversidade, clima, resiliência e redução do risco de desastres (DRR)” e da “Água para a cooperação: cooperação hídrica transfronteiriça e internacional, cooperação intersetorial, incluindo cooperação científica e água, em toda a Agenda 2030”.


O tema sobre “Década de acção no domínio da água: acelerar a implementação dos objectivos da década, nomeadamente através do Plano de Acção do Secretário-Geral da ONU” fecha a plenária, em que participam Chefes de Estado e de Governo, sociedade civil e sector privado.


Entretanto, nesta segunda-feira (10), a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, visitou, a barragem hidroeléctrica de Norak, a maior da Ásia Central, localizada na província do Tajiquistão, com o mesmo nome.


Acompanhada do embaixador Augusto Cunha e do secretário de Estado das Águas, António da Costa, a Vice-Presidente recebeu informações sobre a infra-estrutura energética com uma capacidade de produção de três mil megawatts, sendo que neste momento está em curso um processo de modernização.


Trata-se da maior e mais alta barragem, com 300 metros de altura, que fornece água e energia eléctrica a outros países vizinhos da Ásia Central.


Segundo o embaixador angolano neste país da Ásia, Augusto Cunha, Angola e Tajiquistão trabalham para a assinatura de um Memorando de Consultas Políticas.
O documento poderá ser assinado à margem da Conferência de Dushanbe, onde participa a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, se as partes assim o entenderem, para se começar de facto uma cooperação entre os dois países. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante