As populações dos municípios de Mavinga e Dirico, na província do Cuando, terão acesso a água potável, com o reforço dos sistemas de abastecimento.
O Presidente da República, através do Despacho Presidencial n.º 73/25, de 21 de Fevereiro, autorizou a despesa e abertura do Procedimento de Contratação Emergencial para o reforço dos sistemas de abastecimento de água nessas localidades, cujas infra-estruturas se encontram obsoletas e degradadas.
A decisão visa garantir o fornecimento de água segura às comunidades, reduzir os riscos para a saúde pública e promover maior equidade no acesso a este recurso essencial.
A necessidade urgente de reabilitação e expansão dos sistemas de abastecimento de água também se justifica pelo crescimento das infra-estruturas públicas na região, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), nomeadamente escolas, centros de saúde e outras estruturas fundamentais que exigem um abastecimento de água adequado para o seu funcionamento.
Para concretizar o projecto, foram adjudicados contratos para a reabilitação e expansão do Sistema de Abastecimento de Água de Mavinga, no valor de 41.7 milhões de dólares, enquanto que para a reabilitação e expansão do Sistema de Abastecimento de Água de Dirico, o valor é de 29.7 milhões de dólares.
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, deverá supervisionar a legalidade e validade do processo, incluindo a assinatura dos contratos.
Igualmente, foi autorizada a inscrição dos projectos no Programa de Investimento Público/Orçamento Geral do Estado-2025, ficando o Ministério das Finanças responsável por assegurar os recursos financeiros necessários à execução dos respectivos sistemas de abastecimento de água. (J24 Horas)
