Início Política Comité Conjunto dos Ministros responsáveis pela Energia e Águas da SADC está reunido em Luanda

Comité Conjunto dos Ministros responsáveis pela Energia e Águas da SADC está reunido em Luanda

por Redação

A cidade de Luanda acolhe, de 27 a 31 de Maio do corrente ano, a Reunião conjunta do Comité de Ministros responsáveis pelos sectores de Energia e Água da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O Comité Conjunto de Ministros Responsáveis pelos Sectores de Energia e Águas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) está a trabalhar em Luanda desde segunda-feira (27) até ao próximo dia 31 de Maio, para analisar os progressos registados nas áreas a nível da região.


A reunião foi convocada pelo Executivo angolano, que actualmente encabeça a presidência da organização.
De acordo com informação a que se teve acesso, as deliberações para a Energia vão centrar-se nos progressos alcançados a partir das decisões da reunião ministerial anterior, na segurança do fornecimento de energia e no progresso nas Áreas Prioritárias da SADC para o Desenvolvimento Sustentável do sector Energético Regional e na Proposta sobre o Desenvolvimento de um Mecanismo Regional de Financiamento de Infra-estruturas de Transporte (RTIFF).


Igualmente, a reunião ministerial vai analisar, ainda no sector da Energia, os progressos alcançados no quadro da assinatura do Acordo que altera o Protocolo da SADC sobre Energia de 1996, assim como as iniciativas regulatórias regionais do sector energético que abrangem o relatório sobre a supervisão regulamentar para a região e o fortalecimento dos reguladores nacionais de energia e da RERA de uma associação para uma Autoridade Reguladora Regional.


O conclave vai, também, verificar a promoção de fontes de energias novas e renováveis e à operacionalização do SACREEE como entidade legal, avaliar o progresso resultante da assinatura e ratificação do SACREEE IGMOA, discutir a migração para combustíveis mais limpos, incluindo o diesel com baixo teor de enxofre na região, e discutir uma proposta e o conceito sobre Transição Energética justa para a SADC.


Já no sector das Águas, os ministros responsáveis vão analisar os progressos alcançados nas respostas sobre iniciativas regionais destinadas ao melhoramento dos serviços de água e saneamento nos Estados membros da SADC, assim como nos projectos transfronteiriços de água liderados pelas organizações de bacias de água, incluindo os progressos realizados no âmbito do financiamento e do desenvolvimento das infra-estruturas regionais e transfronteiriças de água.


Os ministros vão tomar em consideração, especialmente, os progressos realizados na implementação da segunda fase do programa regional de água subterrânea, projectos implementados através do Fundo de Água da SADC e outros parceiros, além das iniciativas sobre a implementação do projecto combinado água, energia e alimentos, nos Estados-membros. (J24 Horas)

Poderá também achar interessante