As II Jornadas Técnico-Científicas do Tribunal de Contas de Angola, que decorreram de 27 e 28 de Novembro de 2024, na cidade de Luanda, concluíram com êxito os seus trabalhos.
O evento teve início a 27 de Novembro e a abertura foi feita pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil da Presidência da República, em representação do Chefe de Estado, João Lourenço.
Durante os trabalhos, discursou o Venerando Juiz Presidente do Tribunal de Contas de Angola, Sebastião Gunza, e seguiram-se vários oradores, quer académicos, quer dos Tribunais de Contas de Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe, do Tribunal Administrativo de Moçambique e dos Tribunais de Contas dos Estados da Bahia, Santa Catarina e Tocantins (Brasil), além da Secretária-Geral da AFROSAI-E, debatendo temas à volta do lema das Jornadas, “Desafios do Controlo Externo das Finanças Públicas: o Papel das Instituições Superiores de Controlo no Futuro”.
O evento criou sinergias e soluções inovadoras a serem aplicadas no contexto angolano e noutras partes do mundo.
As jornadas foram marcadas não apenas pela presença de especialistas de renome, mas também pelo nível técnico e científico dos temas em debate.
Para o Tribunal de Contas de Angola, estas jornadas representam mais do que um marco no calendário institucional. Elas são uma oportunidade única para posicionar o país como referência no controlo das finanças públicas em África e no mundo lusófono.
