Início Actualidade PROJECTO QUILONGA GRANDE ENTRA NA FASE DECISIVA

PROJECTO QUILONGA GRANDE ENTRA NA FASE DECISIVA

por Editor

O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, constatou, hoje, 21 de Setembro de 2026, no município do Bom Jesus, província de Icolo e Bengo, o avanço das obras do Projecto Quilonga Grande, cuja conclusão está prevista para o final deste ano.

Durante a visita, ladeado pelo Secretário de Estado para as Águas, António Belsa da Costa e quadros do Sector, o Ministro acompanhou particularmente o grau de execução das obras e a instalação das condutas adutoras, uma das componentes fundamentais para assegurar o transporte de água tratada até aos centros de distribuição e, posteriormente, às populações.

João Baptista Borges orientou as entidades envolvidas a manterem o ritmo de execução e a assegurarem a conclusão das componentes em curso dentro do prazo previsto, sublinhando que o investimento realizado deve traduzir-se em benefícios concretos para as populações, garantindo que a água produzida e tratada chegue efectivamente às casas dos cidadãos, de forma regular e segura.Com capacidade de produção de 518 mil metros cúbicos de água por dia, o Quilonga Grande está dimensionado para beneficiar cerca de cinco milhões de habitantes de Luanda e Icolo e Bengo.

O sistema integra a captação de água bruta no rio Kwanza, Estação de Tratamento de Água, Estação de Bombagem de Água Tratada, Centros de Distribuição, Redes de Distribuição e Ligações Domiciliárias.A infra-estrutura contempla aproximadamente 107 quilómetros de condutas adutoras, novos centros de distribuição e uma capacidade de reserva superior a 185 mil metros cúbicos de água tratada.A entrada em funcionamento do sistema permitirá igualmente criar condições para a reabilitação da Estação de Tratamento de Água do Bom Jesus e de outros sistemas existentes, reforçando a articulação entre as infra-estruturas actuais e o novo empreendimento.

O projecto terá impacto directo em zonas de forte crescimento populacional, urbano e industrial, abrangendo Cacuaco, Viana, Mulenvos, Calumbo, Cabiri, Sequele, Bom Jesus e Catete.

O Quilonga Grande constitui uma intervenção estruturante do Executivo angolano para reforçar a segurança hídrica de Luanda e Icolo e Bengo, aumentar a disponibilidade de água potável e melhorar a regularidade do abastecimento, acompanhando o crescimento demográfico e a expansão urbana da região.

Poderá também achar interessante