Por: Tiago Soares
A vasectomia é um método de anticoncepção masculina que consiste na interrupção cirúrgica dos tubos (canal deferente) responsáveis pelo transporte dos espermatozoides do testículo para a uretra.
.
É uma pequena cirurgia feita com anestesia local em cima do escroto e que não é necessário internação. É uma cirurgia de esterilização voluntária. Este método impede que os espermatozoides se desloquem ao canal de saída, evitando assim uma gravidez.
.
QUAL ÉO OBJETIVOS?
.
O Objetivo é tornar o homem infértil de modo permanente. (nunca mais ter filhos).
.
Apesar de ser um procedimento simples, a cirurgia é, a princípio, definitiva. Por isso a decisão de realizar algo tão importante deve ser feita de forma bastante ponderada. O candidato ideal à vasectomia é o indivíduo que está decidido a nunca mais ter filhos.
.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
.
A vasectomia não está associada a risco disfunção sexual.
.
A cirurgia de vasectomia também não altera a produção do hormônio masculino, a testosterona, nem altera a ereção e a mimenorescção. Por isso, não há qualquer alteração na libido (desejo sexual), na rigidez do pênis durante o ato sexual ou na forma como o indivíduo urina.
.
SEGURANÇA
.
As taxas de falha da vasectomia são que 1%, mas a eficiência da operação e os índices de complicações variam com o nível de experiência do cirurgião que faz a operação e a técnica cirúrgica utilizada.
RISCOS
.
Não há procedimentos médicos e/ou cirúrgicos sem riscos, contudo as complicações após uma vasectomia são raras.
Nos primeiros dias de pós-operatório pode ocorrer dor, edema e equimose locais.
Alguma “tensão e sensibilidade” testicular também é comum e pode persistir algum tempo, recomendando-seevitar ejaculações nos primeiros 7/10 dias e aplicação de gelo.
O hematoma escrotal com aumento significativo do volume e a infeção com necessidade de reavaliação médica podem ocorrer muito raramente.
Existe risco de dor escrotal prolongada com afetação da qualidade de vida (muito raro) por epididimite congestiva ou granuloma espermático.
.
As contraindicações relativas são a idade jovem do homem, ausência de filhos, ausência de relacionamento afetivo atual e/ou estável e dor escrotal.
.
E SE EU ME ARREPENDER, POSSO REVERTER A SITUAÇÃO?
.
Ao contrário da realização da vasectomia, a reversão é um procedimento bem mais complexo.
Não é feita por todos os urologistas, requer um tempo de repouso maior e acarreta um custo financeiro mais elevado. Além disso, nem sempre a cirurgia é um sucesso e parte dos homens que se submete à reversão não conseguirá ter filhos naturalmente. A probabilidade de reversão é de 15% de eficiência.
A primeira reversão de vasectomia foi realizada em 1902. De lá pra cá, a melhora das técnicas cirúrgicas e o aparecimento de lupas e microscópios cirúrgicos vêm melhorando os índices de sucesso do procedimento.