Início Sociedade SIC-BENGUELA, OPERAÇÃO TRANQUILIDADE II, RESULTA EM DETENÇÕES DE MAIS DE 20 CIDADÃOS E APREENSÃO DE DIVERSOS BENS EM BENGUELA

SIC-BENGUELA, OPERAÇÃO TRANQUILIDADE II, RESULTA EM DETENÇÕES DE MAIS DE 20 CIDADÃOS E APREENSÃO DE DIVERSOS BENS EM BENGUELA

por Redação

Benguela. O Serviço de Investigação Criminal em Benguela, no âmbito da Operação Tranquilidade II, realizou várias acções de enfrentamento na alguns municípios da província, com destaque nos municípios do litoral (Benguela, Catumbela, Lobito e Baia-Farta),no período de 17 à 20 de Outubro/2024), que permitiram a detenção de 20 cidadãos, com idades compreendidas entre 16 à 58 anos, implicados na prática de vários criminais.

Destaca-se nesta senda, a detenção de um cidadão de 30 anos de idade, implicado no crime de Sequestro de uma cidadã de nacionalidade Vietnamita, no interior do seu estabelecimento comercial, localizada nas imediações da Igreja de Nossa Senhora do Pópulo.

Referir que o ora detido, em conluio com o seu comparsa em fuga, introduziram-se no referido estabelecimento, onde lhe mantiveram refém durante 4 horas e sob tortura, atando-lhe os membros superior e superiores, bem tapando-lhe a boca com a fita-cola, a qual exigeram que os entregassem valores monetários e em acto contínuo subtraíram-lhe o telemóvel e goiás.

Fruto da intervenção das nossas forças em tempo oportuno, foi possível deter um dos implicados.

Destaca-se também a detenção de um cidadão de 21 anos de idade, m.c.p, Boss Lussaty, um dos integrantes de um grupo de marginais que se dedicam em roubo por esticão na via pública e no interior de residências, nesta cidade de Benguela.

Com a detenção deste, vários crimes foram esclarecidos com destaque o crime de Roubo Qualificado, com recurso a arma de fogo, ocorrido no passado dia 28 de Setembro do ano em curso, no bairro Ekuikui, bem como outros dois crimes de roubo qualificado, corridos no interior de uma residência, no bairro Mira-Mar.

Importa realçar que, foram apreendidos diversos bens, tais como: 1 telemóvel de marca IPhone 13, 1 computador de marca HP, 1 Tv plasma de 55 polegadas de marca JVC, 1 fogão de 4 bocas e 5 motorizada de diversas marcas.

De referir que foram igualmente apreendidas 6 motorizadas, nos bairros 11, 4 de Abril e Seta Nova do município de Benguela, que circulavam na via pública sem documentação e matrícula, por suspeita de serem meios furtados e/ou roubados.

A nível do município do Lobito, foram detidos dois cidadãos de 24 e 52 anos de idade, implicados no crime de furto qualificado de um compressor de ar condicionado de 12 BTU, já apreendido, ocorrido no passado dia 9 de Outubro, no interior do edifício do CFB.

No município da Catumbela, foram igualmente detidos 9 cidadãos, com idades compreendidas entre 16 a 23 anos, que munidos de objectos corto-perfurante (facas e catanas), entraram em rixa entre si, criando insegurança no seio da população no bairro do Luongo, isto das 18 as 00 horas,

Ainda no município da Catumbela, um casal de namorados foram detidos, implicados no crime de roubo qualificado de motorizada, na via pública, na praia bebé.

No âmbito do combate aos crimes contra o ambiente, foram também detidos dois cidadãos de 51 e 58 anos de idade, quando estes transportavam nas suas viaturas 80 e 90 sacos respectivamente de carvão de 1/150 Kg, explorado ilegalmente no município do Chongoroi, cometendo assim o crime de Agressão ao Ambiente.

Referir que, os ora detidos serão presentes ao Digno Magistrados do Ministério Público, para os efeitos subsequentes.

Poderá também achar interessante