Na madrugada do passado sábado, 27 de Fevereiro, a escola 8024, conhecida por ‘’Morango com Açúcar’’, no município do Kilamba Kiaxi, foi assaltada e incendiada por meliantes ainda não identificados que levaram consigo um computador. A direcção da escola está a obrigar o guarda a responsabilizar-se pelo meio desaparecido.
Domingos Kinguari
A informação foi prestada ao portal de notícias ‘Jornal 24 Horas’, por uma fonte ligada ao sindicato dos trabalhadores da auto-protecção do município do Kilamba Kiaxi, dizendo que nas escolas da referida circunscrição trabalha apenas um guarda que, na sua maioria, têm idades avançadas: acima dos 50 anos. Alguns estão em idade de reforma e há mais de dez anos que não são admitidos novos seguranças.
Segundo a fonte, o assalto da madrugada do dia 27 de Fevereiro, por volta das 2 horas, foi efectuado por três indivíduos, tendo um ficado ao lado do portão e os outros dois deram a volta à escola e entraram no quintal saltando o muro da instituição e conseguiram entrar nela sem qualquer dificuldade.
Levaram consigo um computador que estava na coordenação dos turnos da manhã e tarde, vandalizaram o gabinete do coordenador e posteriormente colocaram fogo e fugiram para parte incerta.
A escola conta com doze salas de aulas, mas o muro de vedação é tão baixoque dá a possibilidade dos ‘amigos do alheio’ fazerem o que bem entendem.
Depois de concluirem os seus intentos incendiaram as instalações. O guarda, quando viu fogo na coordenação, comunicou aos seus superiores e, no período da manhã, fez a participação à Polícia da esquadra do Palanca/2. Na escola ao lado, 8023, no mesmo dia, também houve tentativa de assalto, mas os meliantes apenas a vandalizaram.
Apurou-se que a onda de assaltos tem acontecido em muitas escolas do Kilamba Kiaxi e a Polícia não tem feito nada para investigar e apanhar os marginais que estão envolvidos nestas práticas, ou pelo menos conter a onda de assaltos.
A escola denominada ‘Rasta’, no final de Janeiro do ano em curso, também sofreu um assalto, tendo os meliantes levado dois aparelhos de ar condicionado. A direcção daquela instituiçãode ensino está a obrigar o guarda a assumir os danos e o mesmo comprometeu-se em repor os meios para não perder o emprego.
Já na escola situada por trás da administração do distrito urbano da Sapu, quando o segurança foi jantar, viu a sua arma do tipo AKM lhe ser roubada. A polícia municipal tem conhecimento do ocorrido, mas não se sabe que procedimentos tomou ou estará a tomar.
Os seguranças disseram à nossa reportagem que a direcção municipal de Educação do Kilamba Kiaxi, desde Dezembro passado, que não dá alimentação aos seguranças e estes são obrigados a abandonar o local de serviço para procurar comida.
A versão da polícia
O portal de noticias‘Jornal 24 Horas’, contactou, no dia 27 de Fevereiro, o ‘oficial-dia’ da esquadra policial do Palanca/2, que não aceitou identificar-se, mas era um agente de terceira classe, que confirmou a ocorrência do assalto na escola 8024.
O mesmo referiu que «tivemos conhecimento da ocorrência esta manhã (dia 27 de Fevereiro), através do próprio segurança que veio fazer a participação.Fomos ao local, acompanhado com os homens da Brigada de Segurança Escolar e podemos notar que o segurança foi negligente», assegurou.
Em sua opinião, «o Ministério da Educação deve tirar estes mais velhos e irem para casa. Eles não estão em condições de exercer as funções de segurança. Mas o segurança e a direcção da escola assinaram um termo de responsabilidade em que o mesmo se compromete em ressarcir os meios roubados», disse.
Ao ser questionado se não vai haver uma investigação, independentemente de o segurança assumir o roubo, afirmou «não é mais necessário haver uma investigação porque o guarda vai assumir tudo», e não aceitou entrar em mais pormenores.
Directora confirma o assalto
Por sua vez, a directora da escola 8024, Maria da Conceição, confirmou a existência do assalto via telefónica, mas a mesma não aceitou entrar em mais pormenores, alegando que não conhecia o jornalista que estava a falar com ela. «Senhor existem muitos falsos jornalistas nesta cidade e não o conheço. Por telefone não posso falar. Se quiser vem ao meu gabinete para o conhecer e saber se lhe posso ou não prestar qualquer informação», disse.
Já o chefe da direcção municipal de auto-protecção do Kilamba Kiaxi, Júlio Demite, em conversa via telefónica, confirmou o assalto e o fogo posto. «O segurança foi negligente no assalto e para ele não ficar detido tivemos que encontrar um consenso para ele assumir o roubo. Ele vai pagar o computador e lhe será descontado no seu salário referente ao mês de Março», disse.
O mesmo reconhece que as escolas do Kilamba Kiaxi, e de Luanda no geral, são controladas apenas por um único segurança,«mas a lógica seria três, infelizmente não temos efectivos para tal e há muitos anos que não são admitidos novos efectivos para o sector da auto-protecção», reconhece.
Aquele responsável confirma o roubo de uma AKM na escola da Sapu: «esta situação já está no gabinete do Ministério Público e só eles é que podem dar mais pormenores. As escolas do Kilamba Kiaxi nos últimos tempos têm sido assaltadas por meliantes e não sabemos qual é o seu propósito. Mas temos estado a trabalhar com os órgãos de defesa e segurança para trazerem a paz e a tranquilidade às nossas escolas», assegura.