Início Sociedade Ministra da Juventude e Desporto apela à criatividade dos jovens, mas estes preveem um futuro sombrio

Ministra da Juventude e Desporto apela à criatividade dos jovens, mas estes preveem um futuro sombrio

por Redação

Para saudar o dia da Juventude angolana, várias actividades estão a ser levadas a cabo em todo o território nacional.

Victor Kavinda

A ministra da Juventude e Desporto, defendeu, na segunda-feira (12), que os jovens devem apostar mais na criatividade e aproveitarem as oportunidades de negócio criadas pelo Executivo.

Ana Paula Sacramento Neto aconselha os jovens a apostarem na criatividade para a promoção do empreendedorismo, aproveitando as oportunidades de negócio criadas pelo Executivo para diversificação da economia.

Aquela dirigente garantiu que o Executivo vai continuar a colocar a juventude no centro das suas atenções, com políticas que visam minimizar o índice do desemprego, bem como assegurar o acesso a habitação.

A governante apelou, por outro lado, para que os jovens sejam promotores do patriotismo e da cidadania, colaborando com o Estado na consolidação da democracia, paz, unidade e reconciliação nacional, assim como evitar o imediatismo e optarem pelo diálogo.

Entretanto, jovens angolanos de diferentes províncias e dos mais variados estratos sociais não têm muito a comemorar neste Dia da Juventude Angolana, assinalado esta quarta-feira, 14 de Abril. O desemprego e as condições de vida desanimam os cidadãos em todo o país e os jovens afirmam que levam a vida sem qualquer perspectiva de melhorias, já que a situação se arrasta por muitos anos. Para os jovens, o futuro está ameaçado e bastante sombrio, «porque a maior parte das promessas do governo não passam de teorias que nunca são concretizadas».

O Dia Nacional da Juventude Angolana é uma homenagem ao guerrilheiro José Mendes de Carvalho, o Hoji-Ya-Henda. Mendes de Carvalho foi combatente do antigo braço armado do Movimento Popular de Libertação de Angola e morreu a 14 de Abril de 1968, aos 26 anos de idade, num assalto a uma unidade militar das tropas coloniais portuguesas.

Poderá também achar interessante