A corporação vai colocar em acção, nos próximos dias, algumas companhias de reacção e patrulhamento, capazes de lidarem com situações de tumultos, levantamentos populares ou conter manifestações agressivas
O comandante-geral da Polícia Nacional, Arnaldo Carlos Manuel, afirmou na sexta-feira (10), em Ndalatando, província do Cuanza Norte, que a corporação está pronta para garantir a segurança pública e das instituições durante o período eleitoral.
Arnaldo Manuel que falava à imprensa, no termo de uma visita de algumas horas à província, em trânsito para Malanje, sublinhou que as estratégias de asseguramento já estão em curso, em todo o país.
As mesmas incluem a capacitação dos efectivos sobre os moldes de actuação e abordagem dos cidadãos em situações de anomalia, que se registarem no momento do pleito.
Ainda no âmbito dessas estratégias, a corporação vai colocar em acção, nos próximos dias, algumas companhias de reacção e patrulhamento, capazes de lidarem com situações de tumultos, levantamentos populares ou conter manifestações agressivas, que perturbem a ordem e a tranquilidade públicas.
O responsável manifestou-se, por outro lado, preocupado com os índices elevados de casos de fuga à paternidade no seio dos efectivos da corporação.
Referiu que a instituição está a trabalhar para a moralização do pessoal e responsabilização dos quadros que insistirem em enveredar por tais práticas, consideradas reprováveis.
Em relação aos 43 anos da institucionalização do Ministério do Interior, a celebrar-se no proximo dia 22 de Junho, Arnaldo Carlos disse que a PN está apostada no reforço da formação dos efectivos, na promoção e reforço da segurança pública.
Na sua passagem à província, o comandante-geral da Polícia Nacional manteve um encontro de cortesia com o governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho. Reuniu-se também com os membros do conselho consultivo do Comando Provincial da Polícia Nacional.