O Porto do Lobito foi agraciado recentemente
com um prémio internacional de boa gestão na pessoa do doutor Celso Rosas que tem sido um grande pilar na gerência daquela instituição
Victor Kavinda
Perg – Dr. Celso Rosas: O ano de 2022, que ora finda, foi um ano de intensas actividades no Porto do Lobito. O Sr. e o seu staff empenharam-se a fundo na resolução de diversos problemas, não só da empresa, mas também de âmbito social e filantrópico. Que balanço se lhe oferece fazer?
C.R – O ano em referência foi possível trabalhar com os meios e recursos disponíveis por forma a superar a dificuldade económica que hoje assola o mundo e que de forma impactante afectou o sector dos transportes, reduzindo assim, o número de embarcações que ainda é o principal negócio do Porto do Lobito. De referir que no ano de 2022 em termos de navegação houve um declínio no número de navios operados mas fruto da melhoria na capacidade operacional e nas operações prestadas pelo porto do lobito, foi possível aumentar a carga movimentada tendo menos navios ou seja, conseguimos notar que o porto do lobito está mais dinâmico, eficiente e que tem prestado cada vez mais um serviço de qualidade. Fruto da vontade, organização, disciplina e responsabilidade dos trabalhadores desta imponente infra-estrutura portuária do Lobito. De salientar que a recuperação dos equipamentos de movimentação de carga vertical e horizontal tem contribuído significativamente no manuseamento de mercadorias. Entretanto, podemos afirmar que o balanço foi positivo considerando que um dos objetivos traçados como, a ligação da energia a rede pública do porto seco e do terminal de contentores foram cumpridos. Pois que, ao longo dos anos as referidas infra-estruturas funcionavam com grupos geradores o que acarretou custos elevados para empresa.
Perg – Sendo o Porto do Lobito um dos maiores pilares da economia nacional, pode-se dizer que está a recuperar a sua velha mística?
C.R – O Porto do Lobito tem estado a recuperar a velha mística a cada dia, pois que, hoje conseguimos observar os ganhos com a conclusão e implementação de diversos instrumentos de gestão cujos mesmos vão permitir a empresa a dinamizar, controlar e ter um serviço com maior qualidade e excelência, tais como: PDE – Plano de Desenvolvimento Estratégico 2021 – 2025, Plano de Ordenamento Portuário, Plano Director e Plano de Gestão Ambiental, para citar alguns.
Perg – O que faltou concluir e que projectos estão agendados para os próximos tempos?R: Das actividades previstas no Plano, 88% estão concluídas, enquanto que, as restantes actividades são de carácter corrente plurianuais, pelo que pretende-se concluí-las no Iº Trimestre de 2023.
Perg – A reabilitação do Corredor do Lobito é uma mais valia para a economia nacional. Como vai o Porto do Lobito contribuir nesse processo?
C.R – A reabilitação do corredor do Lobito compreende o caminho-de-ferro de Benguela e o Terminal Mineraleiro, vai contribuir para economia da região e do País utilizando para o efeito os vários modais de transportes disponíveis, tais como marítimo, rodoviário, aéreo e ferroviário. Vai permitir que países como o Congo e a Zâmbia possam exportar os seus produtos passando pelo porto do Lobito como ponto de chegada e de partida (importação e exportação), o que vai implicar maior investimento do estrangeiro o que permitirá maior circulação de mercadorias e pessoas fazendo com que a economia cresça na nossa região.
Perg – A inclusão da mulher aos vários níveis da empresa, da direcção à área técnica, entre outros sectores portuários, foi uma aposta sua, qual o ponto da situação?
C.R – Consideramos que foi uma aposta muito bem-feita, pois que, pelo trabalho que as mulheres têm demostrado a nível da empresa realmente é a prova que o género não é e nem nunca foi frágil como muito de nós pensamos. A inclusão de mulheres em vários níveis da empresa é fundamental para gerar inovação, ou seja, dar espaço às mulheres permite que a mesma aproveite todo o talento disponível no mercado, independentemente do género do profissional. Temos Mulheres sérias e competentes, nos lugares chaves com tarefas certas. Ainda não em grande número nas áreas de Direcção, mas tudo isso porque acreditamos que cada uma tem a sua hora e seu momento. É de salientar que, de cargo de Direcção à área Técnica, temos sim mulheres a desempenharem funções com bastante profissionalismo.
Perg – No que toca á modernização e adequação de procedimentos, como está o Porto do Lobito? Há algum projecto de formação, tanto para a mulher portuária como para os demais trabalhadores?
C.R – Sim! Com relação a modernização neste momento estamos na fase de implementação da janela única portuária, e de realçar que a nível internacional o Porto do Lobito, foi escolhido como porto piloto para implementação da JUMA, janela única Marítima, projecto da IMO (organização marítima internacional), que viu no Porto do lobito qualidades para a implementação do projecto.Relactivamente ao projecto de formação, o Porto do Lobito continua a afirmar-se como uma Empresa Escola, apostando fortemente na formação e capacitação de todos os colaboradores, a fim de aumentar a produtividade e eficiência, pois entendemos que o desenvolvimento do capital humano é um investimento imprescindível para o alavancar de qualquer instituição, visto que a formação profissional proporciona um conjunto de competências que advém da actualização contribuindo valiosamente no mercado de trabalho.
Perg – Quanto a projectos de apoio social no domínio da saúde, da educação, assistência à criança e população carente, entre outros, qual a vossa visão? O Porto vai continuar nessa senda?
C.R – Sim! O Porto do Lobito vai continuar porque queremos levar o sorriso a quem precisa, e fazer lembrar que existe em nós o amor ao próximo. De salientar que no âmbito da responsabilidade social à empresa actua de acordo as suas possibilidades, no entanto, varias actividades foram realizadas durante o ano de 2022, com realce a dois grandes projectos tais como, a construção de raiz da casa dos idosos do bairro da Canata no Município do Lobito bem como, a cozinha e lavandaria comunitária para as crianças de rua na zona alta do mesmo Município.
Perg – Para 2023 há alguma novidade, alguma revelação?
C.R – Em momento oportuno, tal como tem sido habitual anunciaremos as próximas acções a imprensa.
Perg – Em jeito de remate final, o que se lhe apraz dizer?
C.R – Os desafios são vários, mas um dos maiores continua a ser o de elevar a competitividade da empresa, a fim de confrontar os seus serviços ao das empresas concorrentes, e para cumprir tal aspiração tem-se apostado fortemente na recuperação dos equipamentos de carga e descarga de mercadoria, bem como, das instalações portuárias.