Início Sociedade “Bebé Maravilha” já fala em português e kimbundu com pouco mais de um mês de idade

“Bebé Maravilha” já fala em português e kimbundu com pouco mais de um mês de idade

por Redação

O caso inédito de um “bebê que fala” está a ser causa de espanto, não só no seio familiar e na comunidade de Quizenga, município de Cacuso, província de Malanje, para onde o pequeno, nascido na zona do Km – 30, município de Viana, província de Luanda, foi levado pela mãe, mas também pela sociedade em geral, sendo o foco de diversas abordagens e suposições. Para uns é “um mulagre de Deus”, para outros é “feitiçaria” e alguns consideram um caso a ser “acompanhado e estudado”

O extraordinário menino nasceu a 26 de Setembro de 2021 e, com pouco mais de um mês de idade, o pequeno, que se chama Samuel Cabingano, já pronuncia palavras em português e kimbundu como  “mamã, ua muya kuebi?”, uma frase que traduzida para português significa “mãe, aonde vai?”. Essas palavras, entre outras, também em português, foram ditas pelo bebê de apenas um mês e 20 dias de vida, na província de Malanje.

Segundo notícias postas a circular, o pequeno Samuel é o quinto filho da senhora Maria José Pascoal, e começou a pronunciar as primeiras palavras quando tinha completado três semanas de vida. Nessa altura, a criança tinha dado um grande susto à progenitora quando disse, em kimbundu: “Mamã, vamos onde fomos ontem… Se não estiverem a dar ouvidos, vamo-nos embora”, refere-se.

Não sendo um caso vulgar, o acontecimento está a ser interpretado como “Maravilha Divina”, para uns, “bruxaria”, para outros que estão a considerar o bebé como “feiticeiro”, um caso de “reincarnação”, dizem alguns, mas também como um estranho caso de precocidade que tem que ser estudado, para uns poucos, que são ainda de opinião que o bebé deve ser acompanhado na sua evolução, para se chegar a conclusões concretas.

Como está a ser descrito, a fala precoce de Samuel Cabingano tem sido apontada como “coisa de outro mundo”, mas para a dona Josefa Clementina, trata-se de um desenvolvimento normal da criança, devendo simplesmente o menor receber acompanhamento de especialistas.

Josefa Clementina considera que a situação não deve constituir preocupação, por acreditar ser “um poder de sabedoria que Deus direccionou à criança”.

Enquanto isso, o padre Figueira Bumba, da Paróquia de Cacuso, confirmou ter escutado daquele pequeno expressões como “Padre” e “Mamã” e afirma ter presenciado um outro cenário do bebé, que, depois de ter sido colocado na cama, virou de posição mesmo sem o auxílio de algum adulto.

“Como ministro da Palavra, dei a bênção e deixei conselhos à família para seguir em frente, no acompanhamento do bebé”, disse o padre.

Já no Hospital de Cacuso, onde a mãe foi para uma consulta de rotina com o bebé, o director de Enfermagem, Carvalho Panda, referiu que notou algo estranho na criança. “O crescimento ósseo não corresponde à idade dele. Pesou 4,5 quilos, mas a espessura dos ossos da criança está já bem formada”, disse admirado o chefe da área de Enfermagem.

Entretanto, a mãe do bebé, Maria Pascoal, recorda que ficou assustada com o facto de o seu filho ter o poder da fala em tão tenra idade, o que a obrigou a recorrer aos serviços sanitários, bem como às autoridades policiais. Mas, quando estava próxima de uma esquadra policial, ouviu o bebé dizer para ela não insistir na procura de ajuda se não estiver a ser ouvida.

Estas palavras, segundo se propalou, foram ouvidas também por um cidadão que comunicou a outros populares que, espantados, foram alegadamente invadir a casa da senhora para poderem aferir o que lhes foi relatado. Imbuídos de crenças supersticiosas passaram a acusar o bebé de ser feiticeiro, pronunciaram ameaças contra a mãe e a família, que teme que possa acontecer um atentado contra o “Bebé Maravilha”, como muitos o estão a chamar por acreditarem que seja fruto de “um milagre”.

 Um caso a ser seguido e que ainda poderá causar muitas sensações! (Com agências)

Poderá também achar interessante