O antigo porto comercial do rio Caxaxa, no município do Cuilo, Lunda Norte, na época colonial, consta num projecto de identificação e estudo de locais históricos existentes na província para a classificação como património histórico-cultural nacional.
A antiga Mussumba, o palácio ou a capital do reino Lunda, no município de Caungula, faz parte dos locais históricos a ser inventariados e submetidos ao Ministério de tutela para a sua classificação como património histórico-cultural nacional.
A antiga Mussumba de Caungula e o porto do Cuilo, eram os principais centros de trocas comerciais entre os africanos com os europeus e asiáticos, com realce para comercialização da borracha.
A informação foi avançada terça-feira (22), pelo chefe do departamento do Património Histórico Cultural e Comunidades do Poder Tradicional Local, do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, José Pinto.
O responsável acrescentou que o gabinete propõe a ex-Praça dos Pioneiros (obelisco), acrescentando que os processos para o efeito já foram encaminhados ao Instituto do Património Cultural do Ministério da Cultura.
Na Lunda Norte já estão classificados como património histórico-cultural de Angola, o Museu Regional do Dundo, a igreja Católica da Nossa Senhora de Fátima, a Estação Arqueológica de Balabala, entre outros sítios de valor histórico e cultural.