No que toca ao abastecimento de água potável para as populações, uma empresa estrangeira, construiu em 30 dias um sistema de captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água a vários bairros da cidade de Ndalatando, sem qualquer custo para o Governo. Foi uma autêntica e tremenda “bofetada sem mão” ao governo
Márcia Elizabeth
O Governo de Angola, tanto no regime passado como actualmente, têm demonstrado que estão mais preocupados com outras situações, menos com o desenvolvimento de Angola e o bem-estar dos angolanos.
A pandemia do Corona vírus (Covid-19) trouxe ao de cima, uma vez mais, a situação da falta de abastecimento de água potável às populações, tanto em Luanda como nas outras províncias. A situação é tanto mais preocupante, porque é nas próprias sedes provinciais, que deveriam estar organizadas, onde a falta de água é mais premente.
Simplesmente vergonhoso para um país tão rico em água e também recursos minerais, entre outros, que, cerca de 45 anos depois de independente, não deveria estar na situação em que está.
Tantos projectos têm sido feitos, tanto dinheiro se gasta, tanto se fala, mas nada acontece. Em Luanda então já nem há palavras para descrever a situação calamitosa de falta de água nos bairros periféricos, mas também nas novas centralidades e até em locais onde sempre houve água canalizada, hoje há falta dela.
Faz-se de tudo para se complicar a situação, para que meia dúzia de emponderados continuem a brincar com a vida do povo angolano. São eles que detêm tudo e são eles que tudo fazem para lucrar, cada vez mais, às custas do sofrimento dos cidadãos.
Anunciou-se há dias que um novo projecto para abastecer Luanda de água está em curso via Bita Tanque, no valor de alguns milhões de dólares. Só pode ser mais uma brincadeira de mau gosto. Quantos projectos já foram gizados, executados e até hoje não se vê nada? E o tal projecto do Estado, vulgo “Água Para Todos” que já dura longos anos e já gastou muito dinheiro de todos angolanos em que pé anda? O que fez?
De promessa em promessa, de teorias em teoria, o tempo vai passando, o povo vai morrendo e a situação continua na mesma.
O Governo, ou os governantes angolanos deviam ter vergonha, ser humildes e aprender com os outros. Há dias, em Ndalatando, capital da província do Kwanza Norte, uma empresa estrangeira, cujo nome não citamos por razões óbvias, deu, como se diz na gíria, uma tremenda “bofetada sem mão” ao governo provincial local e até mesmo ao central.
Alguns bairros de Ndalatando estavam há dezenas de anos sem água potável canalizada, o que obrigava os moradores, incluindo crianças a percorrerem quilómetros em busca do precioso líquido.
A tal empresa estudou o meio e, em apenas trinta dias, construiu um sistema de aproveitamento e tratamento da água que escorre do monte Santa Isabel que é armazenado num tanque que distribui a água por vários bairros, alimenta chafarizes e ainda abastece camiões cisternas que levam a água para as comunidades mais distantes. Saliente-se que todo o sistema construído não custou nada ao Governo.
No dia da inauguração, os governantes locais, que em vários anos nunca fizeram o mínimo que fosse, vangloriaram-se diante da população, como se fossem os salvadores da Pátria. Haja paciência!!!