Início Política VICE CHANCELER ALEMÃO A PAR DOS ESFORÇOS DO EXECUTIVO ANGOLANO NO DOMÍNIO DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

VICE CHANCELER ALEMÃO A PAR DOS ESFORÇOS DO EXECUTIVO ANGOLANO NO DOMÍNIO DA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

por Redação

À margem da quarta Edição do GABS (German African Business Summit) que tem lugar em Johannesburg- África do Sul, de 6 à 8 do corrente mês, o Vice Chanceler Alemão e Ministro da Economia e Proteção do Clima, Dr. Robert Habeck, recebeu hoje, 7 de Dezembro do corrente ano, o Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges. No encontro estiveram presentes, os Secretários de Estado para a Energia, António Belsa da Costa, dos Recursos Minerais, Jânio Victor, altos funcionários do Governo Alemão, do Ministério da Energia e Águas, Sonangol e representantes de várias empresas alemãs.


No encontro, os governantes analisaram vários assuntos relacionados com a cooperação entre os dois países nos domínios da Energia, Águas e dos Recursos Minerais. Em destaque esteve o apoio do Governo Alemão aos Projectos em curso em Angola, nomeadamente no abastecimento de água a Luanda, Caculo Cabaça e a Implementação em Angola do Projecto de Hidrogênio Verde.
O Governo Alemão reforçou a sua disponibilidade para continuar a colaborar no âmbito destes projetos assim como novos, reforçando o seu compromisso como parceiro estratégico de Angola.
À margem da conferência houve diversos encontros com as empresas alemãs que acompanham a delegação empresarial do Vice Chanceler Alemão e Ministro da Economia e Proteção ao Clima, Dr. Robert Habeck, com destaque para as empresas Enertrag SE, Siemens Energy e ILF, todas elas com experiência na indústria de hidrogênio, seja pelo desenvolvimento de grandes projetos de hidrogênio, por exemplo, na Alemanha ou Namibia, pela fabricação de equipamentos ou pelo seu know-how no desenvolvimento de políticas, regulamentos e estratégias voltadas para esta indústria que poderá servir como um catalisador para a criação de novas cadeias de valor no futuro em Angola.
Teve igualmente lugar um encontro entre o Ministro da Energia e Águas com o Sr. Peter Adrian, Presidente da Associação das Câmaras de Comércio e Indústria da Alemanha, que representa os interesses de mais de 5 milhões de empresa alemãs, que serviu para demonstrar o potencial de Angola nos diversos setores da economia, com destaque para mineração, energia e águas.

Poderá também achar interessante