Início Política Sonaecom rompe parceria na NOS – Empresas demarcam-se de Isabel dos Santos

Sonaecom rompe parceria na NOS – Empresas demarcam-se de Isabel dos Santos

por Redação

É o fim de uma parceria que durou quase 7 anos. A Sonaecom anunciou quarta-feira, 19 de Agosto, que vai dissolver a sociedade com Isabel dos Santos, a ZOPT, acionista maioritária da NOS. Num outro comunicado enviado minutos depois, a Sonae anunciou que vai ter uma posição de controlo na Nos através da aquisição ao BPI de 7,38% das ações da operadora de telecomunicações.

Francisco Manuel*

A Sonaecom, empresa que detém uma participação de 52,15% da operadora de telecomunicações NOS, anunciou quarta-feira (19), que chegou a acordo com a empresária angolana Isabel dos Santos em promover as diligências necessárias à dissolução da ZOPT.
O grupo liderado por Cláudia Azevedo informou que adquiriu a posição ao BPI “a preços de mercado”. Ao preço de fecho de mercado de quarta-feira (3,60 euros por ação), a Sonae terá pago cerca de 136,8 milhões de euros ao BPI.
Esta informação foi avançada em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMMV), pela Sonaecom, que detém 50% do capital social da ZOPT, que por sua vez é titular de uma participação de 52,15% da NOS.
A Sonaecom torna assim “público que os acionistas da ZOPT (ou seja: a própria Sonaecom, a Unitel International Holdings, BV e a Kento Holding Limited) acordaram promover as diligências necessárias à dissolução da ZOPT, de modo a que os respetivos ativos, incluindo a participação na NOS, sejam repartidos proporcionalmente pelos acionistas da dita ZOPT”.
Assim que for concretizada a referida partilha, “a NOS deixará de estar sob o controlo conjunto da Sonaecom e da engenheira Isabel dos Santos (enquanto acionista de controlo da Unitel International Holdings, BV e da Kento Holding Limited)”, lê-se no comunicado.
“A Sonaecom informa ainda ser sua intenção manter-se como acionista de referência da NOS, SGPS – SA e continuar a assegurar um quadro de estabilidade acionista favorável ao desenvolvimento do seu importante projeto empresarial no setor das telecomunicações”, conclui.
Mal esteja concretizada a dissolução da ZOPT, e a partilha que se segue, “a NOS deixará de estar sob o controlo conjunto da Sonaecom e de Isabel dos Santos (enquanto acionista de controlo da Unitel International Holdings, BV e da Kento Holding Limited)”.
Em 15 de Junho, a Sonaecom tinha informado que o Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa tinha autorizado a ZOPT a exercer os direitos de voto correspondentes, depois de metade ter sido preventivamente arrestado, na sequência da publicação de notícias sobre esquemas alegadamente fraudulentos que envolvem a empresária angolana Isabel dos Santos. A ZOPT é detida em 50% pela Sonaecom e a restante metade por Isabel dos Santos.
Isabel dos Santos fez uma parceria com a Sonae para as telecomunicações depois de ter adquirido uma participação na Zon, que comprou inicialmente à Caixa Geral de Depósitos, tendo reforçado. A junção das duas operadoras em 2013, a Sonaecom (dona da Optimus) e a Zon, permitiu criar o segundo maior operador de telecomunicações com força para concorrer com a Portugal Telecom, cujas operações são detidas hoje pela Altice que opera a marca Meo.
A parceira com a Sonae marca o ponto alto dos negócios de Isabel dos Santos que ainda chegou a fazer um acordo com o grupo português para desenvolver as operações de retalho alimentar em Angola que acabou por não se concretizar. Isabel dos Santos avançou sozinha, tendo sido acusada de “roubar” quadros à Sonae. Nos anos da crise financeira, a engenheira angolana reforçou no BPI, que depois vendeu com um ganho, e chegou a lançar uma oferta pública de aquisição sobre a antiga PT.
O último investimento feito em Portugal foi a aquisição da Efacec em 2015 e foi esta operação que suscitou as primeiras investigações à origem dos fundos da filha do ex-Presidente de Angola, por iniciativa da então euro-deputada Ana Gomes. Foi o rastilho para o que viria a tornar-se, cinco anos depois, no Luanda Leaks. *(Com Agências)

Poderá também achar interessante