O bancário Rui Minguês de Oliveira foi nomeado, nesta quarta-feira, 12 Julho, pelo Presidente da República, João Lourenço, ministro da Indústria e Comércio, substituindo no cargo Victor Francisco dos Santos
Fernandes.
O Presidente da República deu por findo, a seu pedido, o mandato de Maria do Carmo Bastos Corte Real Bernardo, de Administradora Não Executiva e Presidente do
Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola.
O Presidente da República nomeou João Salvador Quintas para o cargo de Administrador Não-Executivo e Presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Angola.
Rui Minguês de Oliveira, ligado à banca há vários anos, exerceu, no passado, funções de vice-governador do BNA, tendo depois trabalhado para o Banco Valor, na qual ajudou a fundar.
No regresso de José de Lima Massano, como governador do BNA, ele seria também convidado para se tornar adjunto deste.
A nomeação do bancário, segundo reacções públicas, poderá estar inserida no plano de José de Lima Massano, ministro de Estado para a Coordenação Económica, em formar a sua equipa económica para ultrapassar a actual conjuntura de crise que o país atravessa.
Mas, em alguns círculos, avançam argumentos, com sátira, que a exoneração de Victor Francisco dos Santos
Fernandes está relacionada às “declarações infelizes”, a si imputadas, sobre um projecto de distribuição de pintinhos, para a criação de galinhas, às famílias carenciadas.