Início Política Registo eleitoral prorrogado por sete dias mas sociedade acha insuficiente

Registo eleitoral prorrogado por sete dias mas sociedade acha insuficiente

por Redação

O prazo para a conclusão do Registo Eleitoral Oficioso foi prorrogado por 7 dias. A decisão foi tomada pelo Presidente da República, João Lourenço, após auscultar a CNE. Sociedade acha insuficiente e apontam entre 15 dias e um mês como o ideal

O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, determinou, por decreto, após auscultação da Comissão Nacional Eleitoral, a prorrogação do período do Registo Eleitoral Presencial e Actualização de Residência dos Cidadãos Maiores, por um período de sete dias, em todo o território nacional e no exterior do país.   

Os sete dias de prorrogação começam a ser contados a partir do dia 01 de Abril. O Registo Oficial Oficioso, iniciado há seis meses, devia terminar quinta-feira, 31 de Março.

Recorde-se que a prorrogação do prazo tem sido solicitada por diversos sectores da sociedade civil e partidos da oposição, considerando que muitos cidadãos, apesar de todos esforços, ainda não fizeram o registo devido aos poucos postos que foram criados, assim como pela falta de condições, morosidade no atendimento e muitos problemas técnicos que foram sendo assinaldos no funcionamento aos BUAP em todo o país.

São aos milhares os cidadãos que, ao longo do tempo marcado pelo Executivo, não conseguiram fazer o seu registo eleitoral devido a muitos constrangimentos encontrados  nos BUAP, apesar de uma determinada publicidade ter passado uma imagem de perfeição que na realidade não condizia com a verdade.

O Presidente da República terá entendido a situação e autoriza que o processo se prolongue por mais sete dias. Porém a sociedade em geral considera a prorrogação deveria ser por pelo menos 15 dias ou mesmo um mês. SP

Poderá também achar interessante