Os Chefes de Estado e de Governo discutiram, entre outros temas, o plano de acção prioritário para o ano em curso e analisaram uma declaração sobre a Mulher, a Paz e a Segurança em África
Depois de ter participado, quarta-feira (19), em Brazzaville (Congo), na XX sessão ordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), o Presidente da República, João Lourenço, já regressou ao país.
Na reunião, que decorreu à porta-fechada, o Chefe de Estado da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, assumiu a presidência rotativa da organização, em substituição do homólogo do Congo, Denis Sassou Nguesso.
Na cimeira, os Chefes de Estado e de Governo discutiram, entre outros temas, o plano de acção prioritário para o ano em curso e analisaram uma declaração sobre a Mulher, a Paz e a Segurança em África.
A CEEAC é uma organização sub-regional da África Central criada em Libreville (Gabão), em Dezembro de 1981. Tornou-se operacional em 1985 com o objectivo de promover a cooperação e o desenvolvimento auto-sustentável, com particular ênfase para a estabilidade económica e a melhoria da qualidade de vida.
Com sede em Libreville, a comunidade é composta por 11 Estados membros, designadamente Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana,Tchad, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, São Tomé e Príncipe, República Democrática do Congo e Rwanda.
A política da CEEAC inclui um plano de 12 anos para eliminar impostos aduaneiros entre os Estados membros e estabelecer uma pauta externa comum, bem como a consolidação da livre circulação de bens, serviços e pessoas.
O referido plano inclui, igualmente, melhorias na indústria, nos transportes e nas comunicações, a união dos bancos comerciais, além da criação de um fundo de desenvolvimento. (In Angop)