Início Política Presidente da República mexe no CA da Sonangol e deixa Marcolino Moco de fora

Presidente da República mexe no CA da Sonangol e deixa Marcolino Moco de fora

por Redação

O Presidente da República de Angola exonerou três administradores executivos da petrolífera estatal Sonangol e um não-executivo, Marcolino Moco, ex-primeiro-ministro do governo angolano.

O Presidente da República, João Lourenço, em decreto, exonerou quinta-feira (18) as seguintes entidades integrantes do Conselho de Administração  (CA) da Sonangol – EP: – Josina Marília Ngongo Mendes Baião – Administradora Executiva; – Luís Ferreira do Nascimento José Maria – Administrador Executivo; – Osvaldo Salvador de Lemos Macaia –Administrador Executivo e Marcolino José Carlos Moco – Administrador Não Executivo.

Na sequência e no mesmo dia, em noutro decreto também assinado pelo Presidente João Lourenço foram nomeados para integrarem o Conselho de Administração da petrolífera: – Olga Lukocheka da Silva Sabalo Miranda- Administradora Executiva; – Kátia Mariana Siliveli Epalanga Lutucuta – Administradora Executiva; – Osvaldo Inácio – Administrador Executivo e Bernarda Gonçalves Martins – Administradora  Não Executiva.

A administração da Sonangol é presidida por Sebastião Gaspar Martins e conta com seis administradores executivos e quatro não-executivos, incluindo os antigos primeiros-ministros Lopo do Nascimento e Marcolino Moco.

Na altura em que os dois ex-governantes foram nomeados para administradores da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), João Lourenço justificou a decisão por serem uma “referência” no país.

Porém, não foram apresentados motivos para as alterações no Conselho de Administração da Sonangol. *(Com agências)

Poderá também achar interessante