Estão em fase de conclusão os processos-crime contra Higino Carneiro e Aldina da Lomba, ambos deputados da Bancada Parlamentar do MPLA que, brevemente, serão presentes ao tribunal, garantiu à Comunicação Social, terça-feira (29.12), o Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós.
Licínio Adriano
Hélder Pitta Grós revelou que, dos mais de 1.500 processos a decorrerem os seus trâmites na Procuradoria-Geral da República (PGR), está a ser dada prioridade aos de Aldina da Lomba e Higino Carneiro, a par dos de Hélder Vieira Dias “Kopelipa” e Leopoldino do Nascimento “Dino”.
A este propósito, a Assembleia Nacional foi já notificada pela PGR para o levantamento das imunidades dos referidos deputados, Higino Carneiro e Aldina da Lomba, para que, no âmbito de processos-crime que decorrem os seus trâmites, possam responder às respectivas acusações, que serão entregues ao Ministério Público para os devidos efeitos.
À semelhança de Manuel Rabelais, cujo julgamento decorre desde o dia 09 de Dezembro no Tribunal Supremo, chegou a vez de Higino Carneiro e Aldina da Lomba seguirem o mesmo caminho, havendo, entretanto, muitos outros delapidadores do erário público que aproveitaram-se dos cargos que exerciam para desgraçar o país que devem, igualmente, prestar contas à justiça.
Os ex-governadores de Luanda e Cabinda, são acusados de peculato, nepotismo, tráfico de influência, associação criminosa, branqueamento de capitais, entre outros actos de corrupção.
