O oitavo Congresso do MPLA reelegeu João Lourenço, ao cargo de Presidente do partido, com mais de 98 por cento dos votos. Enquanto isso, foi alargado o Comité Central que passou de 497 para 693 membros
A composição do Comité Central atingiu a paridade do género, havendo 346 membros do sexo masculino e 347 do sexo feminino, tendo sido, igualmente, aprovado 340 candidatos pela lista da continuidade e 353 pela lista da renovação.
Assim sendo, na primeira reunião do Comité Central, Luísa Damião e Paulo Pombolo, foram reconduzidos à Vice-Presidente e Secretário-Geral do MPLA, respectivamente, tendo eleito o novo Bureau Político.
Nesta terça-feira, 14 de Dezembro de 2021, sob a presidência do Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA, o novo Bureau Político, agora composto por 101 membros, realizou no Auditório do Comité Central, no Complexo Turístico Futungo II, em Luanda, a sua 1ª Sessão Ordinária.
Os membros do Bureau Político, eleitos no VIII Congresso Ordinário do MPLA, apreciaram e aprovaram a proposta de composição do Secretariado do Bureau Político, ficando assim constituído:
– João Lourenço, Presidente do MPLA; Luísa Damião, Vice-Presidente; Paulo Pombolo, Secretário-geral; Jorge Inocêncio Dombolo, Secretário para a Organização e Inserção na Sociedade; Maria Idalina Valente, Secretária para a Política Económica; Maricel Marinho da Silva Capama, Secretária para a Política Social; Mário Pinto de Andrade, Secretário para a Reforma do Estado, Administração Pública e Autarquias; Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, Secretário para a Informação e Propaganda; João de Almeida Azevedo Martins “Jú”, Secretário para os Assuntos Políticos e Eleitorais; Manuel Domingos Augusto, Secretário para as Relações Internacionais; Maria Ângela Teixeira A. S. Bragança, Secretária para a Política de Quadros; Pedro de Morais Neto, Secretário para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria; Carla Maria Leitão Ribeiro de Sousa, Secretária para a Administração e Finanças; Virgílio de Fontes Pereira, Presidente do Grupo Parlamentar; Maria Antonieta Baptista, Coordenadora da Comissão de Disciplina e Auditoria do Comité Central; Joana Domingos dos Santos Filipe Tomás, Secretária Geral da OMA; Crispiniano Vivaldino Evaristo dos Santos, 1º Secretário Nacional da JMPLA.
O Bureau Político aprovou, com emendas, o Regulamento do Conselho de Honra do MPLA., como se segue: 1. José Eduardo dos Santos; 2. Roberto António Francisco Victor de Almeida; 3. Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”; 4. Francisco Magalhães Paiva “Nvunda”; 5. Amadeu Timóteo Malheiro Amorim; 6. Santana André Pitra “Petroff”; 7. José Diogo Ventura; 8. Luzia Pereira de Sousa Inglês Van-Dúnem “Inga”; 9. Maria da Conceição Roque Caposso; 10. Maria Rufina Ramos da Cruz; 11. Irene Judith de Sousa Webba da Silva; 12. Teresa de Jesus Cohen dos Santos; 13. Rodeth Teresa Makina Gil “Rodeth Gil”; 14. João Luís Neto “Xietu”; 15. António Fuamini da Costa Fernandes; 16. António Paulo Cassoma; 17. António dos Santos França “Ndalu”; 18. Hermínio Joaquim Escórcio; 19. Lopo Fortunato Ferreira do Nascimento; 20. Maria Eugénia da Silva Neto; 21. José Domingos Francisco Tuta “Ouro de Angola”; 22. Albina Faria de Assis Pereira Africano; 23. Ndombele Mbala Bernardo; 24. Benigno Vieira Lopes “Ingo”; 25. Engrácia Francisco Cabenha (Rainha do 4 de Fevereiro); 26. Ismael Gaspar Martins; 27. Brito Sozinho; 28. Manuel Alexandre Rodrigues “Kito”.
O Bureau Político reiterou o seu incondicional apoio ao Executivo, liderado pelo Camarada João Lourenço, tendo realçado a perspectiva social do Orçamento Geral do Estado para o exercício económico de 2022, que elegeu o reforço ao combate à pobreza, a promoção da inclusão social e o investimento no capital humano, sobretudo nos sectores da educação, saúde e protecção social, como pilares do desenvolvimento integral do País.
MPLA – Melhorar o que está bem, corrigir o que está mal. Paz, trabalho e liberdade.
A Luta Continua e a Vitória é Certa! SP