Depois de confirmada a data das eleições, o processo observa agora uma outra etapa, cujas tarefas vão exigir aos partidos políticos celeridade para estarem habilitados a concorrer, mediante validação do TC
Os partidos políticos e coligações partidárias que pretendem concorrer às próximas Eleições Gerais de 24 de Agosto do corrente ano, a partir de segunda-feira (06), podem remeter as candidaturas ao Tribunal Constitucional.
Segundo a Lei Orgânica sobre as Eleições Gerais, a apresentação das candidaturas ocorre até 20 dias após a convocação do sufrágio.
As eleições gerais foram convocadas na última sexta-feira pelo Presidente da República, João Lourenço, através de um Decreto Presidencial, que entra em vigor a partir de segunda-feira, data do início oficial da entrega das candidaturas.
A convocatória das eleições para 24 de Agosto está a agitar as hostes dos partidos políticos e encurta a folga das instituições do Governo.
Depois da reunião do Conselho da República e consequente convocatória das próximas eleições, os actores políticos e a sociedade civil abordam os próximos passos e analisam o comportamento das autoridades em relação ao calendário eleitoral.
Deste modo, Angola vai enfrentar dois meses e meio de forte tensão na corrida ao poder. E há muitos processos e desafios.
Entretanto, pela primeira vez, as quintas eleições gerais não vão contar com a participação activa das organizações de educação cívica e dos observadores nacionais e internacionais, ao contrário dos formatos anteriores. JK