Início Política Pânico no tribunal: Válter Filipe acusa juízes de terem recebido indevidamente milhares de dólares do BNA

Pânico no tribunal: Válter Filipe acusa juízes de terem recebido indevidamente milhares de dólares do BNA

por Redação

O antigo governador do Banco Nacional de Angola (BNA) pôs o tribunal ‘em pânico’ ao revelar que juízes do Tribunal Constitucional e Supremo receberam milhares de dólares indevidamente.

Em relação às declarações de Válter Filipe no âmbito do “Caso Grecima”, envolvendo Manuel Rabelais e o ex-assistente administrativo do Grecima, Hilário Gaspar dos Santos, noticiou o Jornal 24 Horas na quinta-feira (11) que o antigo governador do BNA “destapou carecas”.

Uma delas tem a ver com a revelação concernente a juízes, do Tribunal Supremo e Constitucional, que receberam avultadas somas de dinheiro, em dólar, indevidamente, do BNA.

Semelhante denúncia rebentou que nem uma bomba que deixou a sala de audiências do tribunal em polvorosa.

O facto é, por demais, melindroso, porquanto reaviva o velho assunto de haver ‘alta corrupção’ nos meios judiciais, aliado a uma cada vez mais comprovada dependência do poder político, que é  igualmente manipulado por ‘ordens superiores’.

A questão que se levanta é: como pode, no domínio do combate à corrupção, um juíz corrupto julgar e condenar outro corrupto? Que moral, que autoridade tem um juiz manipulado, conivecente com práticas ilícitas, ou seja, um potencial criminoso, para julgar outrém nas mesmas condições?

Por essas e outras, o sistema de Justiça em Angola tem sido sistematicamente criticado, e até enxovalhado, por diversas entidades e pela sociedade em geral, pelo mau trabalho prestado por alguns magistrados e pessoal afim, que usam e abusam do poder judicial, de sentimentos de parcialidade em julgamentos e/ou condenação de casos, a pontos de estar instalado no sistema, a “caça às bruxas”, não só a determinados acusados, mas principalmente a colegas que respeitam a lei, honram o seu trabalho de acordo com os preceitos e não se deixam subornar.

Assim sendo, a declaração de Válter Filipe não pode ser tomada de ânimo leve; é uma acusação gravíssima que deixa na ‘corda bamba’ todo um sistema de Justiça em Angola e tem que ser investigado, devidamente esmiuçado e os culpados têm que pagar pelos delitos cometidos.

Na mesma esteira, o ex-governador do BNA confirmou em tribunal, que a instituição bancária entregava directamente divisas para as actividades do extinto Grecima. *(Lil Pasta News)

Poderá também achar interessante