Início Política Opinião pública questiona: Como anda o processo de Ernesto Kiteculo?

Opinião pública questiona: Como anda o processo de Ernesto Kiteculo?

por Redação

Desde que foi anunciado que o ex-governador da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, foi constituído arguido e detido, na Cadeia de Viana, por suspeitas de peculato e associação criminosa, entre outros crimes, na altura em que exercia funções no governo do Cuando Cubango, caiu o silêncio sobre o caso.

Santos Pereira

Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deu a conhecer, que Ernesto Kiteculo fora constituído arguido por suspeitas de crimes de peculato, associação criminosa, tráfico de influências, participação económica em negócio, recebimento indevido de vantagem, violação das regras de execução do plano e orçamento, assim como abuso de poder, na altura em que era vice-governador para a área económica e social do governo da província do Cuando Cubango.
Após ser interrogado, Ernesto Kiteculo ficou em prisão preventiva na cadeia de Viana, em Luanda.
Ernesto Kiteculo dirigiu a província da Lunda Sul entre Outubro de 2017 e Setembro de 2018. Antes, fora chefe do Departamento de Relações Internacionais do Ministério da Cultura e, até à data da sua nomeação para o governo da Lunda Sul, exerceu o cargo de vice-governador para o sector económico e produtivo da província do Cuando Cubango.
Por existir fortes indícios, foi-lhe aplicada a medida de coação pessoal mais gravosa, de prisão preventiva, tendo sido conduzido à cadeia, onde cumprirá a privação de liberdade enquanto o processo-crime corre seus trâmites legais.

Poderá também achar interessante