Início Política Novo comandante-geral da PN promete ordem, tranquilidade e combate cerrado à criminalidade

Novo comandante-geral da PN promete ordem, tranquilidade e combate cerrado à criminalidade

por Redação

Arnaldo Manuel Carlos, o novo comandante-geral da Polícia Nacional (PN), assumiu, no momento da tomada de posse, que tem como principal missão o combate à criminalidade e elevar o sentimento de segurança das populações angolanas e não só

Victor Kavinda

Arnaldo Manuel Carlos, o novo “número um” da corporação policial, fez declarações depois de ser empossado pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial, ao final da tarde desta terça-feira (18), prometendo estabelecer rapidamente prioridades de acção no combate cerrado à criminalidade.

“Vamos fazer uma avaliação breve para determinarmos algumas situações, combater o crime e elevar a segurança das populações”, perspectivou o novo comandante-geral, que garante ir trabalhar, igualmente, pela tranquilidade no período eleitoral para que as eleições decorram sem sobressaltos.

O comissário-geral garante que a Polícia Nacional está empenhada no sentido de garantir que todos esses actos que constam do calendário político sejam realizados com êxito.

No decorrer da cerimónia de empossamento, o Chefe de Estado recomendou ao novo comandante-geral da PN profissionalismo e competência ao longo da missão.

“Ao conferirmos posse ao comandante – geral da Polícia Nacional, confiamos que possa exercer com brio, com profissionalismo, de forma competente, este papel que o despacho de nomeação e agora o acto de posse lhe confere”, disse João Lourenço, sublinhando ser responsabilidade do Estado garantir a ordem e tranquilidade públicas.

Por outro lado, Arnaldo Manuel Carlos realça que a grande responsabilidade de garantir que os cidadãos exerçam em liberdade os direitos que a Constituição e a Lei lhes confere, cabe ao Estado, mas também cabe ao mesmo Estado a responsabilidade de garantir a ordem pública e a tranquilidade para os mesmos cidadãos. E para isso, concorrem diferentes órgãos, entre os quais a Polícia Nacional.

O novo comandante geral da Polícia Nacional afirma também não existir problemas de preparação das forças, apesar dos recentes incidentes ocorridos no seio da corporação.

“É claro que surgiram algumas situações nos últimos tempos que levantam esse tipo de inquietação. Mas essa é uma situação pontual. Portanto, não há problema de preparação por parte do nosso efectivo. A Polícia Nacional é uma instituição bastante preparada. E como se sabe, no passado e também no presente vem demonstrando isso a cada dia no cumprimento das suas missões”, reiterou.

Poderá também achar interessante