Início Política Morreu o deputado Nzau Puna que militou na UNITA e depois no MPLA

Morreu o deputado Nzau Puna que militou na UNITA e depois no MPLA

por Redação

O nacionalista e deputado à Assembleia Nacional pela bancada parlamentar do MPLA, Miguel Maria NZau Puna, faleceu domingo, 17 de Julho, nas primeiras horas, na clínica Girasol, em Luanda, vítima de doença, aos 90 anos de idade

Miguel Maria Nzau Puna, nasceu em 1932, em Cabinda. Perseguido pelo colonialismo português exilou-se no então Congo-Léopoldville, em 1961 aderiu à União dos Povos de Angola (UPA). Posteriormente foi secretário-geral, comissário político geral das FALA (exército da UNITA) e comandante militar.

Esteve presente nos acordos entre o MPLA e a UNITA de 1974, chefiou a delegação da UNITA na tomada de posse no Governo de Transição e participou nos Acordos de Bicesse. Em 1992 abandonou a UNITA e fundou, com Tony da Costa Fernandes e George Chicoty, a Tendência de Reflexão Democrática (TRD).

Foi também embaixador da República de Angola no Canadá e deputado pelo Grupo Parlamentar do MPLA.

Em Junho de 2019, publicou a sua autobiografia intitulada “Mal Me Querem”. O livro tem a chancela da editora “Guerra e Paz”, que diz tratar-se de “um contributo essencial para compreender os últimos 50 anos da história de Angola”.

Poderá também achar interessante