Início Política Luto de cinco dias em homenagem ao Arquitecto da Paz

Luto de cinco dias em homenagem ao Arquitecto da Paz

por Redação

Presidente de Angola decreta luto nacional de cinco dias pela morte de José Eduardo dos Santos, que morreu sexta-feira (08), aos 79 anos de idade, em Barcelona, após doença prolongada. O antigo Presidente da Angola estava há duas semanas internado nos cuidados intensivos de uma clínica em Barcelona

O Presidente angolano, João Lourenço, decretou imediatamente a seguir ao anúncio da morte do seu antecessor, cinco dias de luto nacional, a começar sábado (09).

“É declarado o luto nacional a ser observado em todo o território nacional e nas missões diplomáticas e consulares”.

Segundo o decreto, o luto nacional começa às 00:00 de sábado, 09 de Julho, e tem a duração de cinco dias, durante os quais a bandeira nacional será colocada a meia haste e serão cancelados todos os espetáculos e manifestações públicas.

O chefe de Estado angolano justifica a homenagem com o facto de o Presidente José Eduardo dos Santos, o Arquitecto da Paz, ter sido “uma figura ímpar da Pátria Angolana, à qual se dedicou desde muito cedo, tendo tido relevante participação na luta contra a colonização, na conquista da Independência Nacional, na consolidação da Nação Angolana, na sua afirmação no contexto das Nações, na conquista da Paz e reconstrução e reconciliação nacionais”.

O luto nacional visa por isso “homenagear condignamente a sua figura, a sua obra, os seus feitos e o seu legado”, acrescenta o decreto presidencial.

Igualmente, em comunicado, o executivo angolano apresenta “profundos sentimentos de pesar” à família e apela “à serenidade de todos neste momento de dor e consternação”.

José Eduardo dos Santos sucedeu a Agostinho Neto como Presidente de Angola em 1979 e deixou o cargo em 2017, cumprindo uma das mais longas presidências no mundo, pelo que era regularmente acusado por organizações internacionais de corrupção e nepotismo.

Em 2017, renunciou a recandidatar-se e o actual Presidente, João Lourenço, sucedeu-lhe no cargo, tendo sido eleito também pelo mesmo partido, MPLA, que governa o país desde a independência de Portugal, em 1975.

Durão Barroso recorda JES com saudade

Enquanto isso, o antigo primeiro-ministro português Durão Barroso lembrou sexta-feira (08), “com saudade”, o antigo Presidente José Eduardo dos Santos, destacando “o patriota” e “o estadista” que ficará na História do seu país e de África.

“Recordo alguém de excepcional inteligência, que foi capaz de garantir a unidade nacional angolana num contexto geopolítico extraordinariamente difícil, que ficará indelevelmente na História de Angola, de África e também das relações de Angola com Portugal”, escreveu o ex-presidente da Comissão Europeia e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros português, numa declaração.

José Manuel Durão Barroso, que antes de chefiar o Governo foi mediador, em representação de Portugal, dos Acordos de Paz para Angola, lembrou “com saudade” José Eduardo dos Santos. “Não posso deixar de lembrar com saudade o patriota angolano e o estadista, com quem tive a honra de trabalhar para a paz e a reconciliação nacional em Angola”.

“Recordo sobretudo que este foi o processo que conduziu às primeiras eleições livres e democráticas em Angola, e como tal reconhecidas pelas Nações Unidas e pela comunidade internacional”, salienta no texto citado pela Lusa. (Com agências)

Poderá também achar interessante