Início Política Luísa Damião apontada para substituir Nandó na presidência da Assembleia Nacional

Luísa Damião apontada para substituir Nandó na presidência da Assembleia Nacional

por Redação

Segundo fontes geralmente bem informadas, o Presidente João Lourenço está a preparar mudanças de vulto no aparelho de Estado, que se seguirão imediatamente ao congresso do MPLA a ser realizado em Dezembro de 2021.

Entre as referidas mudanças, ressalta a substituição do actual presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos “Nandó”. Para o seu lugar, refere-se, João Lourenço conta indicar Luísa Damião, vice-presidente do MPLA.
Para o lugar de Luísa Damião, nas suas actuais funções no MPLA, João Lourenço está a ponderar vários nomes.
Ressalta-se que, a Assembleia Nacional perdeu, em fins de 2020, por decisão expressa de João Lourenço, a autonomia administrativa e financeira de que sempre dispôs, tendo assim, a gestão do seu orçamento passado a ser feita directamente pelas Finanças.
Ao que tem constado, as relações entre Nandó e João Lourenço nunca foram das melhores, pelo que, apontam-se diversos atritos, especificamente no âmbito do Conselho da República.
Nandó rejeita responsabilidades pelo atraso na aprovação da legislação autárquica ainda em falta porque a mesma, sob a forma de propostas, não lhe foi apresentada, nem pelo Governo, nem pelo MPLA.
Em círculos parlamentares alude-se que as referidas propostas foram aprontadas pelo Governo há dois anos, tendo logo a seguir sido encaminhadas para a Assembleia Nacional, onde a discussão só nunca ocorreu porque o grupo parlamentar do MPLA, agindo “sob instruções” (entenda-se ‘por ordens superiores’), nunca as apresentou para que fossem agendadas.
Por tal situação, nunca foi marcada uma data para a realização das eleições autárquicas, que foram desde sempre previstas para 2020. *(Com agências)

Poderá também achar interessante